Sobre a Revista
Resumo do Periódico
A RCT - Revista de Ciência e Tecnologia da UFRR é um periódico eletrônico com submissão e publicação contínuas, que busca difundir temas relacionados as ciências Exatas e Tecnológicas. A RCT está indexada nas principais bases eletrônicas de divulgação, como DOAJ, Google Acadêmico, Portal CAPES, etc., para dar maior visibilidade aos artigos publicados.
Foco e Escopo
A RCT - Revista de Ciência e Tecnologia é um periódico eletrônico com submissão e publicação contínuas, vinculada ao Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Ela tem como principais objetivos:
- contribuir para o desenvolvimento da pesquisa científica divulgando os avanços conquistados pela comunidade acadêmica nas áreas de atuação do CCT (Matemática, Física, Química, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação e Engenharia Elétrica);
- fornecer aos pesquisadores, professores, estudantes da graduação e pós-graduação, atuantes em temas referentes as áreas do CCT, uma plataforma eletrônica tanto para o aprendizado e atualização de conhecimentos, quanto para a divulgação de resultados de trabalhos acadêmicos oriundos, entre outros, de teses de doutorado, dissertações de mestrado e iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso;
- oferecer um veículo de publicação para autores graduandos que possibilite ao estudante experimentar todo o processo de submissão, avaliação e divulgação de resultados de seu trabalho científico, contribuindo para sua formação;
- incentivar a realização de pesquisa e produção de conhecimento por alunos de graduação e pós-graduação;
- estimular o desenvolvimento do rigor científico, oferecendo ao estudante a possibilidade de ter seu trabalho divulgado e analisado por seus pares na sua área de atuação;
- realizar a criação de base compatível para vários aplicativos, inclusive de mídias móveis, a fim de garantir maior acessibilidade.
Processo de Avaliação pelos Pares
A Equipe Editorial da RCT - Revista de Ciência e Tecnologia é constituída de dois Conselhos (Editorial e Científico), composto por doutores de notório saber de instituições brasileiras e de outros países, que exercem a função de avaliar e garantir a qualidade da publicação, emitindo pareceres sobre as matérias da revista. Os trabalhos submetidos são apreciados por dois avaliadores (membros do Conselho Científico), com a omissão da identificação do autor. Caso haja pareceres divergentes, o editor encaminha o trabalho para um terceiro avaliador. Os pareceres são analisados e acatados pelos Editores de Seção e, quando necessário, discutidos no Conselho Editorial.
Os artigos são encaminhados para avaliadores especialistas na mesma área do texto submetido. Caso o Conselho Científico não possua dois membros especialistas na mesma área do manuscrito enviado para a RCT, o Editor (juntamente com o Conselho Editorial) irá convidar dois pareceristas Ad hoc para realizarem a avaliação.
O processo de avaliação demora, em média, entre quatro e seis meses para ser concluído.
Periodicidade
A RCT trabalha com submissão e publicação contínuas, ou seja, ela estará recebendo artigos initerruptamente e assim que um artigo termine o seu processo de avaliação e revisão ele será publicado.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporcionando maior democratização mundial do conhecimento.
Histórico do periódico
A RCT - Revista de Ciência e Tecnologia foi criada em 2015 pelo Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) da Universidade Federal de Roraima (UFRR). A RCT foi idealizada exclusivamente no formato eletrônico, com submissão e publicação contínua, buscando atender dinamicidade da era digital. Ademais, a criação da RCT visou contribuir para o desenvolvimento da pesquisa científica, divulgando os avanços conquistados pela comunidade acadêmica nas áreas de atuação do CCT (Matemática, Física, Química, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação e Engenharia Elétrica), sendo ainda hoje sua missão para com a UFRR e a ciência no geral.