Avaliação de custo benefício da utilização de energia fotovoltaica

Authors

  • LUZILENE SOUZA SILVA INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - IFPA
  • Ronaldo Furtado de Assunção INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - IFPA
  • Demetrius Clemente da Rocha Sobrinho INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - IFPA
  • Ericka da Silva Freitas INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - IFPA
  • Welton Raiol de Assunção Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18227/rct.v5i9.5405

Abstract

O Brasil possui um imenso potencial para geração de energia fotovoltaica. No entanto, este recurso ainda é pouco explorado no país devido, principalmente, à falta de incentivos fiscais do governo e falta de mão de obra qualificada para instalação dos sistemas solares. Até mesmo os trabalhos acadêmicos neste campo de pesquisa ainda são escassos no Brasil, a maioria das pesquisas realizadas até então, foram feitas em países como Alemanha, Austrália e Estados Unidos. Diante deste contexto, o presente trabalho buscou analisar o custo beneficio da implantação de um sistema fotovoltaico. Para tanto, foi utilizada um metodologia de pesquisa baseada em um estudo de caso, no qual foram utilizados dois orçamentos de duas edificações que implantaram o referido sistema. A partir dos dados coletados no estudo de caso foi possível verificar que a aquisição dos sistemas fotovoltaicos possui um alto valor de investimento inicial. Nos casos analisados neste trabalho, os valores dos orçamentos foram de: R$ 68. 479,02 para a edificação A; e de R$ 57.536,20 para a edificação B. No entanto, observou-se que a implantação das placas solares possibilitou a geração de energia solar, a qual foi responsável pela redução do consumo de energia elétrica em 100%. Diante disto, concluiu-se que, apesar do alto custo, o sistema se paga em poucos anos e a partir disso, o consumidor não tem mais gastos com o consumo de energia, sendo o mesmo considerado autossuficiente neste sentido. Além da questão econômica, a utilização de energia solar traz ainda como vantagens a redução do impacto ambiental gerado pelo consumo de energia elétrica não renovável.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

LUZILENE SOUZA SILVA, INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - IFPA

ENGENHEIRA CIVIL (UNAMA) 2015. ESPECIALISTA EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO (IESAN). MESTRANDA DO CURSO DE ENGENHRAIA DOS METERIAIS  (IFPA).

Ronaldo Furtado de Assunção, INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - IFPA

Possui graduação em Licenciatura plena em disciplinas especializadas pela Universidade Federal do Pará (1978), graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (1994) e Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho pela Universidade Federal do Pará (2008)

Demetrius Clemente da Rocha Sobrinho, INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - IFPA

Graduado em Engenharia Civil pela Faculdade Ideal (FACI-DeVry) em 2017. Pós-graduando em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade da Amazônia (UNAMA).

Ericka da Silva Freitas, INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - IFPA

Graduanda em Engenharia de Produção - Faculdade Estácio de Belém/ Previsão: Dez/2019 Graduada em Tecnologia em Comércio Exterior - Universidade Estácio de Sá/ Conclusão: 2016 Graduada em Técnica em Mina e Geologia - IFPA/ Conclusão: 2004

Welton Raiol de Assunção, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Mestre em Engenharia dos Materiais

Published

31/12/2019

Issue

Section

Civil Engineering and its Applications