Análise comparativa entre as técnicas construtivas de pavimentação empregadas no sistema Bus Rapid Transit (BRT) - Belém - PA versus Fortaleza - CE

Authors

  • Luzilene Souza Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA
  • Marlos Henrique Pires Nogueira Faculdade Estácio de Sá - Belém PA http://orcid.org/0000-0002-1428-2497
  • Gleisy Kelly Moreira Lima UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - UNAMA
  • Núbia Jane da Silva Batista Faci Devry
  • Franci Rose Nascimento Faci Devry

DOI:

https://doi.org/10.18227/rct.v4i6.4956

Abstract

O setor de transportes é um elemento fundamental no desenvolvimento socioeconômico de um país, pois é o responsável pela locomoção de pessoas e mercadorias. Com o crescimento da população urbana houve a necessidade de ampliar e melhorar o transporte público, neste contexto surgiu o BRT, que é um sistema de locomoção coletivo, composto por ônibus articulados ou biarticulados, que trafegam em canaletas exclusivas e utilizam estações de parada adaptadas para o rápido acesso dos passageiros ao veículo. Contudo, para que um sistema de transporte seja eficaz é necessário que haja uma malha urbana bem estruturada, com estradas pavimentadas e em bom estado de conservação. Por isso, o presente trabalho buscou identificar por meio de uma pesquisa qualitativa, como foram realizadas as etapas construtivas do pavimento rígido do BRT Belém – PA e do pavimento flexível do BRT Fortaleza – CE, a fim de verificar as principais especificidades de cada um. A partir dos dados obtidos verificou-se que em relação à questão estrutural, o pavimento flexível apresenta uma maior demanda de estrutura física para sua construção, no entanto, a metodologia construtiva do pavimento de concreto se mostra mais complexa. No que diz respeito aos materiais, a principal diferença se dá pelo emprego do aglomerante betuminoso para o pavimento flexível, enquanto que no rígido é utilizado o cimento Portland. O pavimento de concreto pode ser considerado mais seguro e durável, demandando um menor custo para sua manutenção e operação, por outro lado, o pavimento flexível possui um menor custo para construção. Conclui-se, portanto que, a escolha pelo uso do pavimento de concreto pode ser considerada mais eficiente devido às vantagens que ele apresenta, tais como: baixo custo de manutenção quando comparado ao asfalto, melhor visibilidade por reflexão, maior resistência a intempéries, menor absorção de calor e maior segurança ao usuário.

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Author Biographies

Luzilene Souza Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA

Engenheira Civil e Mestranda do Curso de Engenharia de Materiais do IFPA

Marlos Henrique Pires Nogueira, Faculdade Estácio de Sá - Belém PA

Engenheira Sanitarista e Ambiental e Especialista em Saneamento Básico

Gleisy Kelly Moreira Lima, UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - UNAMA

Engenheira Civil

Núbia Jane da Silva Batista, Faci Devry

Engenheira Civil

Franci Rose Nascimento, Faci Devry

Engenheira Civil - Faci Devry

Published

05/07/2018

Issue

Section

Civil Engineering and its Applications