Efeito de Triton X-100 na recuperação eletrolítica de cobre a partir de resíduos gerados em aulas de Química Geral Prática
DOI:
https://doi.org/10.18227/2447-7028rct.v117974Palavras-chave:
eletrodeposição, cobre, ácido acético, dióxido de chumbo, tratamento de resíduosResumo
Neste trabalho, foi confeccionado um eletrodo de dióxido de chumbo a partir de eletrodeposição de resíduo contendo nitrato de chumbo. Este eletrodo atuou como anodo em célula eletrolítica empregada na eletrodeposição de cobre a partir de resíduos de sais de cobre gerados em aulas práticas de Química. Pôde-se perceber que a recuperação eletrolítica de cobre proporcionou depósitos de boa qualidade quando foi empregado vinagre no banho, o que é atraente do ponto de vista da sustentabilidade. Também foi observada a presença de dendritos nos depósitos obtidos em banho contendo acetato de sódio e/ou Triton X-100 a 2,0 mA/cm2. Apesar disso, os filmes assim obtidos podem ser empregados na forma de pó.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 RCT - Revista de Ciência e Tecnologia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
