Desenvolvimento de um código computacional para o estudo analítico e numérico do fenômeno da elastoplasticidade unidimensional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2447-7028rct.v97262

Resumo

Neste trabalho estuda-se a elastoplasticidade unidimensional por meio de elementos de barra 1D. Apresenta-se a formulação analítica do modelo elastoplástico com endurecimento isotrópico bem como o algoritmo para simulação do problema. Um código computacional é então escrito na linguagem Scilab. Para a solução das equações não lineares resultantes utilizou-se o método de Newton-Raphson com controle de força constante. Dois exemplos clássicos presentes na literatura são estudados analiticamente e numericamente em detalhes. A convergência entre os resultados analíticos e numéricos validam o estudo e o código numérico desenvolvido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evilly Raquel Henrique da Silveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Graduanda do curso de Engenharia Civil, pelo o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Cajazeiras. Atuando na iniciação científica, nos seguintes temas: Análise Estrutural, Métodos Computacionais, e Método dos Elementos Finitos.

Adenilda Timóteo Salviano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Graduanda em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Cajazeiras (2019). Atuando em iniciação científica nos seguinte temas: Análise Estrutural, Métodos Computacionais e Método dos Elementos Finitos.

Sebastião Simão da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Campina Grande (2008). Em 2011 obteve o título de Mestre, e em 2019 de Doutor em Estruturas e Construção Civil pelo PECC - UnB. Foi professor substituto da Universidade de Brasília. Entre 2012 e 2013 trabalhou como analista da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT (Engenheiro civil). Exerceu atividades de docência na Universidade Paulista (UNIP) entre 2013 e 2014. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) onde, entre 2015 e 2016, coordenou o Curso de Engenharia Civil. Nesta instituição, desenvolve trabalhos de pesquisas voltados para Mecânica Computacional, com ênfase para análises não lineares de estruturas.

Taciana Araújo de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Professora de Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Doutora em Engenharia Elétrica pela UFCG, na área de Processamento de Sinais. Tem experiência na área de Matemática Aplicada, com ênfase em Códigos Algébrico-Geométricos e Algoritmos de Decodificação. Tem interesse também na área de Processamento de voz e imagem, Criptografia pós-quântica, além de estudar questões relacionadas à gênero e Matemática/Engenharias.

Downloads

Publicado

04/01/2023

Edição

Seção

Engenharia Civil e suas Aplicações