Simulações Computacionais: Uma Proposta de Transposição Didática no Ensino de Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/rct.v7i0.6786

Resumo

O elevado nível de abstração que os fenômenos e os conteúdos químicos apresentam tem sido considerado como uma das principais dificuldades na aquisição dos conhecimentos pelos estudantes da educação básica e superior. Diante disso, a pesquisa tem como objetivo analisar a percepção dos graduandos do curso de Licenciatura em Química quanto ao uso dos softwares Avogadro e Chemsketch em sala de aula. Para isso, aplicou-se uma pesquisa exploratória do tipo estudo de caso, com o uso dessas ferramentas na forma de minicurso. Como instrumentos de coleta foram utilizados à escala de Likert e um questionário não estruturado. A partir dos resultados, pode-se perceber que o uso adequado dos programas caracteriza-se como uma metodologia eficiente no Ensino de Química, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento de habilidades visuoespaciais, as quais são essenciais para o aprendizado dos conteúdos abstratos.

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Biografia do Autor

Ézio Raul Alves de Sá, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Campus Picos.

Graduado em Licenciatura em Química (2013) e especialista em Ensino de Química (2015) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). Mestre em Química (2017) com área de concentração em Físico-Química e linha de pesquisa em Ensino de Química, com foco em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC's) na Educação, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutorando em Química (2018-2022) com área de concentração em Físico-Química e linha de pesquisa em Química Computacional, com foco em estudos computacionais (in silico) de estruturas e atividades de compostos naturais em sistemas proteicos para o planejamento de fitofármacos, na mesma instituição de ensino, e paticipando como membro do Grupo de Química Quântica Computacional & Planejamento de Fármacos (GQQC&PF) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Atualmente é servidor público, atuando como professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), campus Picos.

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Publicado

06/04/2021

Edição

Seção

Ciência e Tecnologia na Educação