AFETIVIDADE DOS FUNCIONÁRIOS EM RELAÇÃO AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA DO CENTRO INTEGRADO DE ATENÇÃO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Autores/as

  • Shirlei dos Santos Catão
  • Rejane Risia Gonçalves Rio

DOI:

https://doi.org/10.18227/1983-9065ex.v7i1.2414

Resumen

A temática da relação afetiva entre os funcionários que atuam junto às pessoas com deficiência envolve importantes fatores que estão relacio¬nados ao potencial cognitivo e social, que são indispensáveis ao desen¬volvimento afetivo, intelectual e social do ser humano, seja ele deficiente ou não. Nesse sentido, a pesquisa foi realizada no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência no Município de Boa Vista – Roraima/ Brasil, cujo objetivo proposto foi estudar a afetividade dos funcionári¬os em relação aos alunos com deficiência que freqüentam o Centro. A metodologia utilizada na pesquisa oportunizou coletar informações indispensáveis para responder o problema e os objetivos traçados. As informações outrora encontradas proporcionaram a compreensão dos fenômenos que envolvem a relação afetiva dos funcionários com os alu¬nos do Centro citado acima. Assim, as análises permitem considerar que a afetividade é um fator indispensável ao processo de desenvolvi¬mento integral do ser humano, pois é através dela que o indivíduo apropria-se dos comportamentos produzidos no meio social em que está inserido e, a partir daí, ele amplia ou não, suas possibilidades de interação. Compreende-se também, que o trabalho profissional desen¬volvido nas instituições que atendem pessoas com deficiência, deve ser estruturado no sentido de priorizar e estimular a valorização e o intercâmbio de valores primordiais à vida, ou seja: o respeito, carinho, cuidado e a atenção na pluralidade das diferenças.

Publicado

05/12/2014

Número

Sección

Artigos