LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ATIVIDADE OU FAZ DE CONTA?

Autores/as

  • Maria Francisca da Silva

DOI:

https://doi.org/10.18227/1983-9065ex.v7i2.2411

Resumen

O presente artigo tem como objetivo analisar os processos de leitura aplicados aos alunos do Ensino Fundamental, observando a relevância das atividades desenvolvidas e sua implicação no processo de apren¬dizagem significativa. Para atingir a tal objetivo, seguirá as seguintes etapas: perceber as práticas de leituras realizadas pelos alunos no En¬sino Fundamental; realizar um estudo das questões aplicadas como req¬uisito de verificação da compreensão leitora no final de bimestre; e anal¬isar as atividades aplicadas, relacionando-os com os aspectos expostos por teóricos que pesquisam sobre as práticas de leitura significativa. O quadro teórico usado sobre leitura e texto foram os autores Kleiman (2002), Kato (1997; 2010), Coracini (2002), sobre análise do discurso e gêneros textuais Charaudeau (2009), Marcuschi (2002) e Pauliukonis (2002).

Publicado

05/12/2014

Número

Sección

Artigos