Geoprocessing and climate simulation applied to transposition between watershed in São Paulo state, Brazil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18227/1982-8470ragro.v14i0.5918

Palabras clave:

Transposition. Watershed. Viability.

Resumen

The water crisis that hit the Southeast region of Brazil in the years 2014 and 2015 was generated by an atmospheric blocking associated with a high-pressure zone that persisted for more than 45 days, causing a drastic decrease in precipitation rates throughout the region. This fact had a major impact on the municipality of São Paulo, causing a crisis of lack of water availability. To face the problem of water shortages for the São Paulo Metropolitan Region, the water transposition from Paraíba do Sul River watershed to the Cantareira System was proposed to mitigate the referred crisis and other future ones. Therefore, to investigate the feasibility of the proposed solution becomes very important, given the changes in the rainfall profile generated by global climate changes that affect the climatic element precipitation. Geoprocessing techniques were associated with future rainfall data simulated by the HadCM3/Eta model using SRES (Special Report Scenarios Emission) A1B of IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change) to investigate the long-term feasibility of this proposal. The results point to the possibility of the project’s unsustainability until the year 2040, since only 35% of the year’s transposition may occur, reducing to 30% if only considering the 2030s.

Biografía del autor/a

Rodrigo Cesar da Silva, Universidade de Taubaté

Possui graduação em Geografia (Licenciatura/Bacharelado) pela Universidade de Taubaté (2009), Pós-graduação em Gestão Ambiental (área do conhecimento em Meio Ambiente e Agrárias) pela Faculdade Anhanguera de Taubaté (2011), Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté (2017) e Doutorando em Desastres Naturais pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Trabalha como professor de diversas disciplinas no Ensino Fundamental, Médio e Técnico (Geografia, Processamento de Dados Espaciais e Informações Geodésia, Sensoriamento Remoto, Georreferenciamento de Imóveis Rurais e Geodésia, Leis e Códigos Aplicados à Geomática e Elementos Básicos de Cartografia) no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e atua como Pesquisador de Desenvolvimento pela Universidade de Taubaté (FAPETI-UNITAU) em cadastramento, armazenamento e geoprocessamento de banco de dados em SIG.

Gilberto Fernando Fisch, Universidade de Taubaté

possui graduação em Bacharelado em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (1981), Mestrado em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (1986) e Doutorado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1995), tendo realizado programa de estágio de doutoramento no exterior da CAPES (sandwich) no Institute of Hydrology em 1994. Atualmente é pesquisador titular do Instituto de Aeronaútica e Espaço (IAE) ligado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) do Comando da Aeronaútica e professor doutor da Universidade de Taubaté (UNITAU). Participa, desde 1997, como professor no Programa de Mestrado e Doutorado em Meteorologia do INPE, responsável pelas disciplinas de Camada Limite Planetária e Micrometeorologia, tendo já orientado 11 alunos de Mestrado e 5 alunos de Doutorado. Participa também do Programa de Mestrado Profissionalizante/Acadêmico em Ciências Ambientais da UNITAU desde 1999, na disciplina de Processos Atmosféricos e Variabilidade Climática e já orientou 15 alunos. Desde 2013 participa também da Pós Graduação em Ciência e Tecnologia Espacial no ITA como professor responsável pela disciplina Meteorologia Aeroespacial e já orientou 2 alunos de mestrado e 1 de doutorado. Tem mais de 150 artigos publicados em revistas especializadas (com corpo editorial) nacional e internacional. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Amazonia, camada limite planetaria, clima, floresta e pastagem, radiossondagem, micrometeorologia, ciclo da água. modelagem atmosférica, perfil de vento, meteorologia aeroespacial. É lider de grupo de pesquisa em Meteorologia Aeroespacial do IAE/CTA desde 1993 e da Cátedra de Meteorologia Aeronaútica da UNIFA desde 2017.. Atua como revisor científico na Revista Brasileira de Meteorologia desde 1995, tendo sido editor chefe (2000-2002) e editor-assistente (2003-2010). É assessor científico da FAPESP, do CNPq, da FAPEAL, da CAPES e foi membro do Comite Assessor do CNPq (Area de Engenharia e Ciências Ambientais onde a Meteorologia está inserida) no período de 2011-2014. Realiza avaliação científica para as seguintes revistas científicas: nacionais: RBMET, RBAGRO, ACTA AMAZÔNICA, SCIENTIA AGRÍCOLA, PAB, BRAGANTIA, e internacionais: Atmospheric Environment, Agricultural Water Management, Geophysical Research Letters, Annales Geophysicae, Agricultural and Forest Meteorology, Theoretical and Applied Meteorology, Boundary Layer Meteorology. Participou de vários experimentos científicos (nacionais e internacionais) na Amazônia, tais como os Projetos ARME (1983-1986), ABLE ( 1985 e 1987), ABRACOS (1989-1995), LBA (1996 até o presente) e recentemento dos experimento GoAmazon 2014/2015 e ACRIDICON (2014). É pesquisador principal do projeto CHUVA (FAPESP). Foi membro do Grupo de Trabalho InterMinisterial sobre o Satélite Geoestacionário Brasileiro junto a AEB/MCT (2008-2012). É palestrante regular na Escola Superior de Guerra (ESG) sobre a temática de Mudanças Climáticas desde 2008. Participa do IPCC como "expert reviewer" para o 5 Relatório (AR5) e como autor colaborador do Painél Brasileiro de Mudanças Climáticas na questão de mudanças climáticas regionais futuras (Cap. 11 do GT1). É coordenador de projetos de pesquisa (Escoamento atmosférico no CLA) financiados com recursos da AEB e do CNPq e do Projeto PROESTRATEGIA da CAPES. Foi Chefe da Divisão de Ciências Atmosféricas do IAE/DCTA no período de Fev/2013 a Fev/2017. No período de Dez 2018 a Março de 2019, realizou período sabático de aperfeiçoamento na Pennsylvania State University, como professor visitante sênior (bolsa CAPES)

Thiago Adriano dos Santos, Universidade de Taubaté

Doutorando em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica - ITA. Graduando em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Mestre Acadêmico em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté (término em 2014). Concluído e aprovado em disciplina isolada IT-200 - Infraestrutura Aeroportuária - Departamento de Engenharia Civil, Divisão de Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica, Pós Graduação - Doutorado - ITA. Concluído e Aprovado em disciplina isolada IH-216 - Dinâmica de Água do Solo (Hidrologia) - Departamento de Engenharia Civil, Divisão de Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica, Pós Graduação - Doutorado, ITA. Concluído e Aprovado em disciplina Isolada IH-213 - Sistemas de Drenagem (Hidrologia) - Departamento de Engenharia Civil, Divisão de Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica, Pós Graduação - Doutorado, ITA. Concluído e Aprovado em Sustentabilidade em processos de Fabricação - Departamento de Engenharia Mecânica, Divisão de Engenharia de Engenharia Mecânica e Aeronáutica, Pós Graduação - Doutorado, ITA. Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (2007). Tem experiência na área de Matemática e Física, com ênfase em Matemática Pura, Aplicada e Estatística. Professor de Matemática no curso Objetivo e Guará concursos em Guaratinguetá (2018). Atualmente Professor horista Curso Preparatório TESLA em Pindamonhangaba. Encarregado de Produção Confecções Lallynha Ltda. Participou do projeto FAPESP - IVA - Assessment of Impacts and Vulnerability to Climate Change in Brazil and Strategies for Adaptation Options e do projeto RIOS ANEEL: Efeitos de Mudanças Climáticas no Regime Hidrológico de Bacias Hidrográficas e na Energia Assegurada de Aproveitamentos Hidrelétricos - INPE - CCST. Participou do grupo de pesquisa RADAMB e do grupo MAGTER - Universidade de Taubaté. Participa do grupo de pesquisa Inovação Acadêmica, Sustentável e Social, do Centro Universitário Salesiano São Paulo. Desenvolve Pesquisa na Engenharia Civil no Instituto Tecnológico de Aeronáutica e no Instituto de Aeronáutica e Espaço,ambos no DCTA - São José dos Campos - Brasil.

Publicado

27/01/2020

Número

Sección

Original Scientific Article