Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- Anexou a Declaração de Direitos Autorais em documentos suplementares?
- O Artigo encontra-se formatado dentro das normas da revista?
- Omitiu o nome dos Autores na Versão de submissão?
- Revisou as citações e estão ajustadas as normas?
- Inserir contato de WhatsApp para melhorar e agilizar a comunicação entre Autores e Corpo Editorial da Revista.
Diretrizes para Autores
DIRETRIZES PARA AUTORES
A Agro@mbiente On-line não cobra aos autores qualquer tipo de taxa de submissão ou publicação (ITEM 3.0).
DIRETRIZES AOS AUTORES
O Cadastro (login e senha) do autor responsável é obrigatório para submissão de artigos on-line e acompanhamento da tramitação do artigo submetido. Acesse a nossa página e faça o seu cadastro, no endereço http:// www.agroambiente.ufrr.br ou www.ufrr.br/revista/index.php/posagro.
Atenção: As normas da Revista Agro@mbiente podem sofrer alterações, portanto não deixe de consultá-las antes de fazer a submissão de um artigo.
1. Política editorial A Revista Agro@mbiente On-line, publicada pelo Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Roraima, apresenta publicação continuada e distribuidas em até sete seções: Artigo Científico Original – Paper, Artigo de Revisão Temática – Review, Relato de Caso – Case Report; Comunicação Rápida – Short Communication, Notas Técnicas – Technical Note, Divulgação Científica – Pop Science, Assuntos Conexos – Interdisciplinary Subjects de qualidade original e não-publicados ou submetidos a outro periódico, inerentes às áreas de Ciências Agrárias, Ambientais e Recursos Naturais.
A Revista Agro@mbiente On-line publica seus artigos em inglês e Português (bilíngue). A tramitação do artigo se dará em português. O artigo após aceito para publicação será encaminhado para Revisor de Português e Tradutor de Inglês. Os custos de tradução do manuscrito para o Inglês serão de responsabilidade dos autores e pagos diretamente aos prestadores credenciados que serão disponibilizado durante o processo de edição do artigo.
Os Autores podem, ainda para tradução, optar pelos seguintes serviços de tradução: contato@traduciencia.com.br - www.stta.com.br - Editage - American Journal Experts - Elsevier - American Journal Experts Editage - Elsevier - http://www.proof-reading-service.com - http://www.academic-editing-services.com/ - http://www.publicase.com.br/formulario.asp.
Trabalhos subdivididos em partes I, II..., devem ser enviados juntos, pois serão submetidos aos mesmos revisores.
2. Política de acesso aberto
A Revista Agro@mbiente On-line é publicada sob o modelo de Acesso Aberto e permite a leitura e download, bem como a cópia e disseminação de seu conteúdo de acordo com as políticas de copyright Creative Commons Attribution 3.0.
3. Taxas
A Revista Agro@mbiente On-line não cobra aos autores qualquer tipo de taxa.
4. Publicação
A publicação dos artigos será baseada na originalidade, qualidade e mérito científico, cabendo ao Editor e Comitê Editorial a decisão. O sigilo de identidade dos autores e revisores será mantido durante todo o processo. A administração da revista tomará o cuidado para que os revisores de cada artigo sejam, obrigatoriamente, de instituições distintas daquela de origem dos autores.
5. Avaliação
5.1. Trabalho submetido fora das normas da revista será cancelado sem comunicação (fazer a checagem antes da publicação);
5.2. Antes do envio aos Revisores o artigo será avaliado pelo Editor da Área que terá 10 dias para emitir parecer (rejeitar; tramitar após ajustes; enviar para no mínimo dois Revisores da área); Os editores avaliarão os manuscritos quanto o conteúdo textual dos artigos científicos, procurando identificar plágio, submissões duplicadas, manuscritos já publicados e possíveis fraudes em pesquisa;
5.3. Artigo que tiver uma rejeição, caberá ao Editor a decisão se aguarda, ou não, um segundo parecer;
5.4. Os trabalhos que necessitem correções retornarão aos autores para que procedam às modificações sugeridas pelos revisores. O trabalho corrigido deve retornar em um prazo DEFINIDO PELO EDITOR. As modificações feitas devem ser destacadas (USAR OUTRA COR DE FONTE), ou com as justificativas balizadas na literatura científica para a não incorporação daquelas consideradas inaceitáveis. Todo o processo é eletrônico.
5.4. A comunicação entre Editor/Autor DEVE SER UNICAMENTE POR MEIO DO SISTEMA, utilizando o ícone NOTIFICAR AUTOR no sub-item DECISÃO EDITORIAL na página de AVALIAÇÃO. 5.5. ARTIGO QUE APRESENTAR MAIS DE SEIS AUTORES NÃO TERÁ SUA SUBMISSÃO ACEITA.
5.6. As opiniões emitidas nos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seus autores. A Revista reserva-se o direito de adaptar os originais visando manter a uniformidade da publicação. A Revista Agro@mbiente On-line não fornece separatas ou exemplares aos autores. Todos os artigos aprovados e publicados por esse periódico desde o primeiro número estão disponíveis no site http:// www.agroambiente.ufrr.br ou www.ufrr.br/revista/index.php/posagro
6. No ato da submissão requer-se:
6.1 A concordância com a declaração de responsabilidade de direitos autorais (ver modelo abaixo). Encaminhar via documento suplementar. E declaração de conflito de interesses. Podem ser encaminhadas no mesmo documento suplementar.
Modelo de Declaração de Direito Autoral do Autor de Correspondência: Declaro em meu nome e em nome dos demais autores que aqui represento no ato da submissão deste artigo, à REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE que: a) O conteúdo do artigo é resultado de dados originais e não publicados ou submetidos a outros periódicos. b) Além do autor principal, todos os co-autores participaram suficientemente do trabalho para tornar públicas as respectivas responsabilidades pelo conteúdo. c) Em caso de aceitação do artigo, os autores concordam que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Revista Agro@mbiente On-line, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e que, se obtida, devem constar os agradecimentos à Revista Agro@mbiente On-line do Centro de Ciências Agrárias/UFRR.
Modelo de Declaração de Conflito de Interesses
Título do artigo:
Fontes de financiamento da pesquisa:
Informar abaixo de onde vieram os recursos para realização da pesquisa: agências de fomento de pesquisa, organizações e instituições sem fins lucrativos, incentivo próprio, patrocínio privado.
Ex.: O presente estudo foi financiado por........ O presente estudo foi parcialmente financiado por..... ou O presente estudo não teve fontes de financiamento externas. Assinatura do Autor correspondente.
Definição de conflito de interesse: São considerados potenciais conflitos de interesse, a relação de um autor, diretamente, ou indiretamente através da instituição promotora da pesquisa, com empresas que eventualmente possam se beneficiar dos resultados do estudo. Os seguintes tipos de relação são considerados como potencialmente conflitantes e devem ser obrigatoriamente declarados: Se nos últimos cinco anos um dos autores:
a) Recebeu honorários de consultoria, palestras, redação de textos ou quaisquer outros tipos de serviços remunerados prestados pelo fabricante de produto envolvido no estudo.
b) Recebeu auxílio do fabricante de produto envolvido no estudo (verbas de pesquisa, fornecimento de equipamentos, drogas, mão de obra) relacionados ao estudo em análise ou outro estudo que envolva o mesmo produto.
c) Recebeu auxílio de fabricante de produto envolvido no estudo para participação em congressos.
d) Deteve ações do fabricante de produto envolvido no estudo.
e) Houve envolvimento do fabricante de produto envolvido no estudo na coleta, análise, interpretação ou redação dos dados.
f) É empregado ou presta serviços a empresa que possa se beneficiar direta ou indiretamente com os resultados do estudo.
6.2 Omissão dos nomes dos autores com suas respectivas notas de rodapé, bem como a nota de rodapé do título na versão inicial que irá para avaliação; Observação: Somente na versão final será preenchido o espaço das autorias, com as identificações em nota de rodapé (Local de trabalho e E-mail), inclusive a do título, e identificar o autor de correspondência com um asterisco.
7. Formatação do Manuscrito para todas as seções
7.1 – Estrutura do documento - Papel A4, digitado em espaço duplo, fonte Times New Roman, estilo normal, corpo 12, recuo do parágrafo por 1 cm (não usar tabulação). Todas as margens deverão ter 2,5 cm. Os números de páginas devem ser colocados na margem superior, à direita. As linhas devem ser numeradas de forma contínua. Os títulos: Resumo, Palavras-chave, Abstract e Key words devem ser escritos com apenas a inicial maiúscula, em negrito, em times new roman 10, alinhado à esquerda e separado do texto por um traço (-). Os títulos das seções da estrutura (exceto resumo, palavras-chave, abstract e key words) deverão ser escritos com apenas a inicial maiúscula, em negrito, fonte times new roman 14, alinhado à esquerda e separados do texto por um espaço duplo. O et al. deve ser grafado em itálico.
7.2 – Estrutura do texto
7.2.1- Título em português - deve ser centralizado, fonte times new Roman 14, em negrito e escrito com apenas a inicial maiúscula, com no máximo 20 palavras ou 100 caracteres.
7.2.2 - Título em inglês – deve ser centralizado, fonte times new roman 14, em itálico e escrito com apenas a inicial maiúscula. Observação: Na chamada de rodapé numérica, extraída do título, devem constar informações sobre a natureza do trabalho (se extraído de projeto de pesquisa, trabalho de conclusão de curso, monografia, dissertação e tese) e referências a instituições colaboradoras ou financiadoras (somente na versão final).
7.2.3 - Autores: Todos os autores devem ser cadastrados (on-line) no ato da submissão do trabalho. NA PRIMEIRA VERSÃO DO ARTIGO, os nomes dos autores e a nota de rodapé DEVERÃO SER OMITIDOS para garantir avaliação cega. OS NOMES DOS AUTORES SÓ DEVEM SER INSERIDOS NA VERSÃO FINAL, quando toda tramitação foi concluída, devendo ser os mesmos que foram cadastrados e na mesma ordem. NA VERSÃO FINAL - Os nomes completos (sem abreviaturas) deverão vir abaixo do título, somente com a primeira letra maiúscula, um após outro, separados por vírgula e centralizados na linha. Como NOTA DE RODAPÉ (utilizar ferramenta do Word – Referência > Nota de Rodapé AB1) na primeira página, deve-se indicar, de cada autor, afiliação completa (departamento, centro, instituição, cidade e país), endereço eletrônico e endereço completo do autor correspondente, que deve ter um asterisco sobrescrito em seu nome com uma chamada no rodapé. A fonte empregada é Times New Roman 10.
7.2.4 - Resumo (Abstract) - deve conter no mínimo 200 palavras e no máximo 250 palavras em times new roman 10, justificado.
7.2.5 - Palavras-chave (key words)- deve conter entre três e cinco termos para indexação, os quais não devem constar no título. Cada palavra-chave (key word) deve iniciar com letra maiúscula, seguida de ponto e em ordem alfabética.
7.2.6 – Introdução Deve ser compacta e objetiva contendo citações atuais que apresentem relação com o assunto abordado na pesquisa. As citações presentes na introdução devem ser empregadas para fundamentar a discussão dos resultados, criando, assim, a ligação entre o estudo da arte e a discussão dos resultados. A INTRODUÇÃO DEVE CONTER entre 450 e 600 PALAVRAS. Essa seção tem por objetivo fornecer ao leitor os antecedentes que justifiquem o trabalho, bem como contextualizar ou focalizar o assunto a ser tratado, para atingir esse objetivo deve incluir as seguintes informações: descrever a natureza do problema; a importância do problema quer seja social, teórica ou experimental; a relação com outros estudos sobre o mesmo assunto; a razão ou motivação para a realização do trabalho; as limitações e especificidades – delimitações do tema; estabelecer de forma clara os objetivos geral e específicos do trabalho e realçar sempre as hipóteses de trabalho, i.e., a(s) sua(s) contribuição(ões) científica(s) a solução do problema levantado.
7.2.7 - Material e métodos
Deve ser organizado, de preferência, em ordem cronológica. Deve apresentar a descrição do local, a data e o delineamento do experimento, e indicar os tratamentos, o número de repetições, tamanho e número das parcelas. Deve conter a descrição detalhada dos tratamentos e variáveis. Deve-se evitar o uso de abreviações ou siglas. O material e métodos devem ser descritos de modo que outro pesquisador possa repetir o experimento. Devem ser evitados detalhes supérfluos e extensas descrições de técnicas de uso corrente. Deve conter informação sobre os métodos estatísticos e as transformações de dados. Deve-se evitar o uso de subtítulos; quando indispensáveis, grafá-los em negrito, com letras minúsculas, exceto a letra inicial, na margem esquerda da página.
7.2.8 - Resultados
Devem ser apresentados de forma clara, objetiva e lógica de modo a oferecer descrição dos principais achados do estudo. Preferencialmente, os resultados devem ser apresentados em uma seção, independente da seção DISCUSSÃO. Deve-se evitar comentários e comparações. Não devem ser descritos no texto os dados das Tabelas e/Figuras (sobreposição de informações), devem ser destacadas apenas as observações importantes que serão discutidas na seção DISCUSSÃO.
AS TABELAS E FIGURAS SÃO CITADAS SEQUENCIALMENTE APÓS A PRIMEIRA CHAMADA NO TEXTO.
Não apresentar os mesmos dados em tabelas e em figuras. O número de tabelas e figuras devem ser adequados as variáveis e aceito pelo Editor.
7.2.9 – Discussão
Pode estar junto dos resultados ou em uma seção independente. Os resultados devem ser discutidos e confrontados com o conhecimento anterior, com base em artigos atuais oriundos de periódicos com corpo editorial. Evitar abreviações. Não deve conter afirmações que não possam ser sustentadas pelos Resultados obtidos no próprio trabalho ou por outros trabalhos citados.
Citação de autores no texto: devem ser observadas as normas da ABNT (NBR - 6023) e as normas próprias da revista.
Ex: citação com um autor, Pereira (2008) ou (PEREIRA, 2008); com dois autores, Santos e Alves (2007) ou (SANTOS; ALVES, 2007); três ou mais autores, Albuquerque et al. (2009) ou (ALBUQUERQUE et al., 2009).
Use et al. em itálico. Para citar mais de um autor, ordenar pelo ano de publicação. Ex: (MAHL et al., 2004; SILVEIRA et al., 2006; FURLANI et al., 2007).
Tabela: devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos na parte superior. Não usar linhas verticais. As linhas horizontais devem ser usadas para separar o título do cabeçalho e este do conteúdo, além de uma no final da tabela. Cada dado deve ocupar uma célula distinta. Usar espaço duplo. NÃO USAR NEGRITO OU LETRA MAIÚSCULA NO CABEÇALHO. Recomenda-se que que Tabela tenha largura de 8,2 a 17 cm e no máximo uma lauda em espaço 2. No texto a palavra Tabela ou Figura deve ser grafada com a primeira letra maiúscula. Ex. Na Tabela 1... Explicações da Tabela no rodapé deve ter fonte Times New Roman tamanho 10.
Figuras: gráficos, fotografias ou desenhos levarão a denominação geral de Figura sucedida de numeração arábica crescente e legenda na parte inferior. Para a preparação dos gráficos deve-se utilizar “softwares” compatíveis com “Microsoft Windows” (“Excel”).
As Figuras devem apresentar 8,2 cm de largura, não excedendo a 17 cm. A fonte empregada deve ser a Times New Roman, corpo 10 e não usar negrito na identificação dos eixos. As linhas dos eixos devem apresentar largura de 2,5 pontos de cor preta.
A Revista Agro@ambiente On-line reserva-se ao direito de não aceitar Tabelas e/ou Figuras com o papel na forma “paisagem” ou que apresentem mais de 17 cm de largura. Tabelas e Figuras devem ser inseridas logo após à sua primeira citação.
Na versão final, as Figuras devem ser gravadas em arquivo do tipo METAFILE ou TIFF. A RESOLUÇÃO deve ser no mínimo 500 dpi e enviados em arquivos separados.
Equações: devem ser digitadas usando o editor de equações do Word, com a fonte Times New Roman. As equações devem receber uma numeração arábica crescente. As equações devem apresentar o seguinte padrão de tamanho: Inteiro = 12 pt Subscrito/sobrescrito = 8 pt Sub-subscrito/sobrescrito = 5 pt Símbolo = 18 pt Subsímbolo = 14 pt. Estas definições são encontradas no editor de equação no Word.
Estatística:
1.Caso tenha realizado análise de variância, apresentar Tabela com resumo e significância ou a descrição clara condizente com os resultados apresentados;
NÃO SERÃO ACEITOS TRABALHOS COM MENOS DE 10 GRAUS DE LIBERDADE NO RESÍDUO e número de repetição inferior a três;
2.Trabalho com tratamentos qualitativos devem ser analisados por contrastes ou teste de média específico;
3.Tratamentos quantitativos devem ser tratados pela técnica de análise de regressão;
4.É requerido, no mínimo, quatro pontos para se efetuar o ajuste das equações de regressão;
5. Apresentar a significância dos parâmetros da equação de regressão;
6. Os coeficientes do modelo de regressão devem apresentar o seguinte formato: y = a +bx +cx2+... 7.2.10 -
8. Conclusões
Devem ser apresentadas em frases curtas, sem comentários adicionais, com o verbo no presente do indicativo. Elaboradas com base no objetivo do trabalho. Devem apresentar as novas descobertas da pesquisa.
9. Agradecimentos (Opcional)
Logo após as conclusões poderão vir os agradecimentos a pessoas ou instituições, em estilo sóbrio e claro, indicando as razões pelas quais os faz.
10. Literatura científica citada:
Deverão ser apresentadas em ordem alfabética de autores e de acordo com as normas da ABNT- NBR 6023, com as adaptações contidas nos exemplos de Referências. Devem ser de fontes atuais (com menos de dez anos de publicação) e de periódicos.
Exige-se que no mínimo 70% DAS REFERÊNCIAS sejam DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS INDEXADOS. NÃO SERÃO ACEITOS NAS REFERÊNCIAS CITAÇÕES DE MONOGRAFIAS, ANAIS, RESUMOS, RESUMOS EXPANDIDOS, JORNAIS, MAGAZINES, BOLETINS TÉCNICOS E DOCUMENTOS ELETRÔNICOS.
Com relação aos periódicos, é dispensada a informação do local de publicação, porém os títulos devem ser grafados em negrito e não fazer abreviações.
Recomenda-se um total de 20 a 30 literaturas científicas citadas para Artigo Científico Original, entre 30 e 70 citações para Artigo de Revisão Temática e de 10 a 20 literaturas científicas citadas para Nota Técnica e Relatos de Caso.
Exemplos de Referências:
Livro NOVAIS, R. F.; SMITH, T. J. Fósforo em solo e planta em condições tropicais. 1. ed. Viçosa: DPS/UFV, 1999. 399p.
Capítulo de livro UCHÔA, S. C. P.; ALVES, J. M. A; CRAVO, M. da S.; SILVA, A. J. da; MELO, V. F. M.; FERREIRA, G. B.; FERREIRA, M. M. M. Fertilidade do solo. In: ZILLI, J. E.; VILARINHO, A. A.; ALVES, J. M. A. A cultura do feijão-caupi na Amazônia brasileira. 1. ed. Boa Vista, RR: Embrapa Roraima, 2009. Cap.4, p.131-183.
Tese/dissertação BENEDETTI, U. G. Estudo detalhado dos solos do Campus do Cauamé da UFRR, Boa Vista, Roraima. 2007. 102f. Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais) – Universidade Federal de Roraima, Boa Vista.
Artigo. MONTEIRO, M.T; GAMA-RODRIGUES, E. F. Carbono, nitrogênio e atividade da biomassa microbiana em diferentes estruturas de serapilheira de uma floresta natural. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v.28, p.819-826, 2004. https://doi.org/10.1590/S0100-06832004000500004
UCHÔA, S. C. P.; ALVES JÚNIOR, H. de O.; ALVES, J. M. A.; MELO, V. F.; FERREIRA, G. B. Resposta de seis variedades de cana-de-açúcar a doses de potássio em ecossistema de cerrado de Roraima. Revista Ciência Agronômica, v.40, n.4, p.505-513, 2009. https://doi.org/10.1590/S0100-06832004000500004
11. Seções Editoriais
Seção 1: Artigo Científico Original – Paper: são destinados às publicações de resultados originas com mais de duas unidades lógicas de publicação. O artigo científico original deverá conter no máximo de 20 laudas paginadas, obedecendo a seguinte ordem: título, título em inglês, autores, resumo, palavras-chave, abstract, key words, introdução, material e métodos, resultados e discussão, conclusões, agradecimentos (opcional) e literatura científica citada.
Seção 2: Artigo de Revisão Temática – Review: por sua relevância social, teórica ou experimental, são convidados pesquisadores de destaque para elaborar artigos temáticos de revisão, a convite do Conselho Editorial. O artigo de revisão temática deverá ser redigido obedecendo a uma sequência cronológica preferencialmente ou outra seqüência proposta pelo autor, sendo livre o tamanho do texto científico, devendo conter obrigatoriamente: título, título em inglês, autores, resumo, palavras-chave, abstract, key words, conclusões, agradecimentos (opcional) e literatura científica citada (Veja norma geral).
Seção 3: Relato de Caso – Case Report: Contempla a descrição de casos, na medicina veterinária, de situações singulares, de ocorrência rara ou nunca descritas, bem como formas inovadoras de diagnóstico ou tratamento. O relato de caso deve ser apresentado em no máximo 10 laudas paginadas (incluindo tabelas e figuras), devendo apresentar título (português e inglês), resumo (incluindo palavras-chave), abstract (incluindo key words), introdução, relato do caso, discussão, conclusões (quando pertinentes) e referências.
Seção 4: Comunicação Rápida – Short Communication: serão admitidas publicações inéditas de somente uma unidade lógica de publicação, de caráter teórico, experimental ou uma nova metodologia que ainda está se desenvolvendo, por apresentar resultados surpreendentes no cenário das pesquisas em ciências agrárias, recursos naturais ou em áreas afins. A comunicação rápida deverá ser apresentada com no mínimo duas laudas paginadas e no máximo quatro. A comunicação rápida deve conter, obrigatoriamente, resumo (incluindo palavras-chave), título em inglês e abstract (incluindo key words).
Seção 5: Nota Técnica – Technical Note: para essa seção são destinadas as contribuições de desenvolvimentos de metodologias de rotina, com a finalidade de divulgar procedimentos corretos, correntes e atualizados. Notas Técnicas deverão conter até 20.000 caracteres ou no máximo 10 laudas paginadas, devendo apresentar obrigatoriamente, resumo (incluindo palavras-chave), título em inglês e abstract (incluindo key words), introdução, material e métodos, resultados, discussão e literatura científica citada.
Seção 6: Divulgação Científica – Pop Science: são aceitos, nesta seção, artigos de divulgação que descrevam boas práticas nas áreas de ciências agrárias, recursos naturais e áreas afins, fazendo explicações de conceitos científicos ou técnicos contemporâneos em uma linguagem simples e acessível, destinado ao público leigo. Para o texto escrito na divulgação científica a redação é livre, porém com o comprometimento com a clareza, objetividade e escrito em uma linguagem simples com no máximo 10.000 caracteres ou 5 laudas paginadas, contendo, obrigatoriamente, resumo (incluindo palavras-chave), título em inglês e abstract (incluindo key words).
Seção 7: Assuntos Conexos – Interdisciplinary Subjects: nesta seção são destinados artigos científicos que estabelecem a conexão das áreas de Ciências Agrárias e Recursos Naturais com as demais áreas do conhecimento, preferencialmente destacando as questões políticas, econômicas, sociais, filosóficas, éticas, entre outras. Os artigos destinados a seção assuntos conexos deverão conter até 40.000 caracteres ou no máximo de 20 laudas paginadas, incluindo obrigatoriamente, resumo (incluindo palavras-chave), título em inglês, abstract (incluindo key words) e literatura científica citada (ver norma geral).
11. Itens de Verificação para Submissão
Como parte do processo de submissão, autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão com todas os itens listados a seguir. Serão devolvidas aos autores as submissões que não estiverem de acordo com as normas.
A. Referente ao trabalho
1. O trabalho é original?
2. O trabalho representa uma contribuição científica para a área de Ciências Agrárias ou Recursos Naturais?
3. O trabalho está sendo enviado com exclusividade para a Revista Agro@mbiente On-line?
B. Referente à formatação
4. O trabalho pronto para ser submetido on-line está omitindo os nomes dos autores?
5. O trabalho contém no máximo 20 páginas, está no formato A4, digitado em espaço duplo, incluindo as referências; fonte Times New Roman?
6. As margens foram colocadas a 2,5 cm, a numeração de páginas foi colocada na margem superior, à direita e as linhas foram numeradas de forma contínua?
7. O recuo do parágrafo de 1 cm foi definido na formatação do parágrafo? Lembre-se, a revista não aceita recuo de parágrafo usando a tecla “TAB” ou a “barra de espaço”.
8. A estrutura do trabalho em submissão está de acordo com as normas, ou seja, segue a seguinte ordem: título em português, título em inglês, resumo, palavras-chave, abstract, key words, introdução, material e métodos, resultados, discussão ou resultados e discussão, conclusões, agradecimentos (opcional) e literatura científica citada?
9. O título contém no máximo 20 palavras ou 100 caracteres?
10. O resumo bem como o abstract apresentam no máximo 300 palavras?
11. As palavras-chave contêm entre três e cinco termos, iniciam com letra maiúscula e são seguidas de ponto?
12. A introdução contém citações atuais que apresentam relação com o assunto abordado na pesquisa e, de preferência, com 600 palavras?
13. As citações apresentadas na introdução foram empregadas para fundamentar a discussão dos resultados?
14. As citações estão de acordo com as normas da revista?
15. As tabelas e figuras estão formatadas de acordo com as normas da revista e estão inseridas logo em seguida à sua primeira citação?
16. Lembre-se, não é permitido usar “enter” nas células que compõem a(s) tabela(s)
17. A(s) tabela(s), se existente, está no formato retrato?
18. A(s) figura(s) apresenta qualidade superior (resolução com no mínimo 500 dpis)?
19. As unidades e símbolos utilizados no seu trabalho se encontram dentro das normas do Sistema Internacional adotado pela Revista Agro@mbiente On-line?
20. Os números estão separados por ponto e vírgula? As unidades estão separadas do número por um espaço? Lembre-se, não existe espaço entre o número e o símbolo de %.
21. O seu Artigo Cientifico Original apresenta entre 20 e 30 literaturas científicas citadas, recomendando-se que 70% destas tenham sido publicadas nos últimos 10 anos em periódicos indexados?
22. Todas as referências estão citadas ao longo do texto?
23. Todas as referências citadas ao longo do texto estão corretamente descritas, conforme as normas da revista e aparecem listadas?
24. Se as normas da revista não forem seguidas rigorosamente, seu trabalho será CANCELADO. Portanto, é melhor retardar o envio por mais alguns dias e conferir todas as normas.
25. Caso suas respostas sejam todas AFIRMATIVAS seu trabalho será enviado com maior segurança. Caso tenha ainda respostas NEGATIVAS, seu trabalho irá retornar retardando o processo de tramitação.
26. Procure SEMPRE acompanhar a situação de seu trabalho pela página da revista (http://agroambiente.ufrr.br) no sistema online de gerenciamento de artigos.
27. Esta lista de verificação não substitui a revisão técnica da revista, a qual todos os artigos enviados serão submetidos.
Declaração de Direito Autoral
Declaro em meu nome e em nome dos demais autores que aqui represento no ato da submissão deste artigo, à REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE que: • 1. O conteúdo do artigo é resultado de dados originais e não publicados ou submetidos a outros periódicos. • 2. Além do autor principal, todos os co-autores participaram suficientemente do trabalho para tornar públicas as respectivas responsabilidades pelo conteúdo. • 3. Em caso de aceitação do artigo, os autores concordam que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Revista Agro@mbiente On-line, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e que, se obtida, devem constar os agradecimentos à Revista Agro@mbiente On-line do Centro de Ciências Agrárias/UFRR. Meu contato para comuncações é feito pelo WhatsApp (xx) - 9...............