Avaliação do desempenho de sistemas de irrigação no sul do Estado do Espírito Santo.

Autores/as

  • Caio Louzada Martins Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCAUFES)
  • Camilo Busato IDAF - Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo
  • Samuel Ferreira da Silva Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCAUFES)
  • Wagner Nunes Rodrigues Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCAUFES)
  • Edvaldo Fialho dos Reis Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCAUFES)

DOI:

https://doi.org/10.18227/1982-8470ragro.v7i2.1069

Palabras clave:

Aspersão. Localizada. Manejo. Uniformidade.

Resumen

A utilização da água na agricultura irrigada deve ser feita de maneira criteriosa e precisa, não só visando a otimização da produtividade e da qualidade final do produto, mas também o uso adequado dos recursos hídricos. A avaliação dos sistemas de irrigação contribui para minimizar as perdas durante a aplicação de água. Objetivou-se com este trabalho avaliar o desempenho de sistemas de irrigação por aspersão e localizada, no sul do Estado do Espírito Santo. Foram avaliados quatro sistemas de irrigação: aspersão convencional móvel, em área cultivada com cafeeiro; aspersão convencional fixa, em área cultivada com abacaxizeiro; irrigação localizada por microaspersão, em área de cultivo da goiabeira e irrigação localizada por microspray, em área cultivada com videira. Em cada projeto de irrigação realizou-se o teste de uniformidade de aplicação de água para a determinação dos coeficientes de uniformidade (de Christiansen, Estatístico e de Distribuição) e avaliou-se o manejo da irrigação, comparando-se as lâminas aplicadas pelo irrigante com aquelas necessárias para elevar a umidade do solo à capacidade de campo. Os sistemas de irrigação localizada apresentaram maior uniformidade de aplicação de água que os irrigados por aspersão, no entanto, a lâmina aplicada nos sistemas por aspersão foi mais próxima da adequada que nos sistemas localizados.

Biografía del autor/a

Caio Louzada Martins, Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCAUFES)

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Espírito Santo (1986). Atualmente é Agente de Desenvolvimento Rural II do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural e mestre em Produção Vegetal pelo Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo

Camilo Busato, IDAF - Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo

Possui graduação em Agronomia pelo Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCA-UFES) (2004) e Mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal - Olericultura e Nutrição Mineral de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) (2007). Atualmente é Doutorando em Produção Vegetal pelo Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCA-UFES). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Nutrição Mineral de Plantas, Olericultura, Cafeicultura e Manejo de Irrigação.

Samuel Ferreira da Silva, Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCAUFES)

Graduado em Tecnologia em Aquicultura, Eixo Tecnológico: Recursos Naturais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus de Alegre (2008 - 2010); Mestre em Produção Vegetal, na linha de pesquisa Planejamento e Manejo de Recursos Hídricos, pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)e atualmente é doutoradando em Produção Vegetal na mesma instituição. Possui experiência na área de Ciências Agrárias, com ênfase em: Produção Vegetal, Planejamento e Manejo de Recursos Hídricos, Qualidade de Água na Agricultura e Ecologia Aquática.

Wagner Nunes Rodrigues, Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCAUFES)

Possui graduação em Agronomia pelo Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (2008), mestrado em Produção Vegetal pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010) e atualmente cursando o doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em fitotecnia, atuando principalmente nos seguintes temas: cafeicultura, avaliação fitotécnica de cultivares, biometria, nutrição e culturas oleaginosas.

Edvaldo Fialho dos Reis, Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCAUFES)

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1985), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1990) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1999). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Engenharia de Água e Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: irrigação, manejo de irrigação, qualidade de água, hidroretentor de água no solo, irrigação no cafeeiro conilon. Também tem experiência em Estatística Aplicada à Experimentação: Planejamento, condução e montagem dos experimentos de campos e laboratórios, analise dos resultados e interpretação dos dados. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

Publicado

04/09/2013

Número

Sección

Technical Note