Efeito de doses de calcário e cultivares na produtividade e qualidade agroindustrial da cana-de-açúcar em solo da Amazônia.
DOI:
https://doi.org/10.18227/1982-8470ragro.v8i3.1785Palavras-chave:
Correção do solo. Fertilidade de solo. Saccharum officinarum L. Variedades.Resumo
O cultivo da cana-de-açúcar em áreas de solos com características ácidas e de baixa fertilidade limita o potencial da produtividade e qualidades de seus produtos. Os solos predominantes na região Amazônica pertencem à classe dos Latossolos e Argissolos, caracterizados por seu alto grau de intemperismo, acidez e baixa fertilidade natural. Objetivou-se com o presente estudo avaliar o efeito de níveis de calcário na disponibilidade de fósforo (P), o rendimento e a qualidade agroindustrial de cultivares de cana-de-açúcar em um Latossolo Vermelho-Amarelo distrófico, na região de Presidente Figueiredo, no estado do Amazonas. Adotou-se o delineamento de parcelas subdivididas com três repetições, sendo as parcelas constituídas por sete doses de calcário (0, 1, 2, 3, 4, 5 e 6 t ha-1) e as subparcelas representadas por quatro cultivares de cana-de-açúcar (CO 997, RB 72454, RB 835019 e RB 835486). O rendimento e a qualidade agroindustrial da cana-de-açúcar não foram influenciados pela interação dos fatores doses de calcário e cultivares. As maiores doses de calcário contribuíram para os maiores teores de P tanto no solo quanto na planta e também para uma maior produtividade de colmos da cana-de-açúcar. Entre as cultivares, a RB 835486 foi a que apresentou a maior produtividade de colmos e de teor de açúcar.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro em meu nome e em nome dos demais autores que aqui represento no ato da submissão deste artigo, à REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE que: • 1. O conteúdo do artigo é resultado de dados originais e não publicados ou submetidos a outros periódicos. • 2. Além do autor principal, todos os co-autores participaram suficientemente do trabalho para tornar públicas as respectivas responsabilidades pelo conteúdo. • 3. Em caso de aceitação do artigo, os autores concordam que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Revista Agro@mbiente On-line, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e que, se obtida, devem constar os agradecimentos à Revista Agro@mbiente On-line do Centro de Ciências Agrárias/UFRR.