CENTROS DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA: UMA ESTRATÉGIA PARA EFICIÊNCIA E REDUÇÃO DE CUSTOS?
DOI:
https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v15i1.8080Palavras-chave:
Centro de Serviços Compartilhados (CSC, Setor público, Eficiência operacional, Empresas estatais, Viabilidade de implantaçãoResumo
O modelo de Centro de Serviços Compartilhados (CSC) tem sido amplamente adotado por organizações em busca de melhorias no desempenho operacional e eficiência dos negócios. No Brasil, desde o ano 2000, houve um aumento na disseminação e implantação dessa inovação em empresas de diferentes setores econômicos. Este artigo busca preencher uma lacuna na literatura brasileira, apresentando referências sobre a implantação de CSC em entidades brasileiras e os resultados obtidos pelas estatais do setor público federal que optaram por essa tecnologia. A consolidação dos dados utilizou-se o método de pesquisa em caráter qualitativo e quantitativo, com respaldo em pesquisa bibliográfica e documental. O estudo, que utilizou pesquisa qualitativa e quantitativa com base em estudo de caso. Evidenciou-se que a adoção de CSCs no setor público brasileiro ainda é tímida, apesar dos benefícios alcançados pelas empresas estatais federais que implementaram o modelo. Essas empresas registraram economias significativas em suas operações e os benefícios podem ser extrapolados para um contexto mais amplo no Estado brasileiro, atendendo às expectativas dos cidadãos em relação ao acesso aos serviços públicos. Conclui-se que a implementação de CSCs pode gerar benefícios significativos para as organizações e a sociedade em geral, e sua adoção deve ser considerada com mais atenção pelo setor público brasileiro
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