ESTRATÉGIAS PARA INICIAÇÃO DAS PEQUENAS EMPRESAS FAMILIARES NA ORLA DE ITAPUÃ – SALVADOR - BA

Autores

  • Cristina Maria Dacach Fernandez Marchi Programa de Pós Graduação em Planejamento Ambiental da Universidade Católica do Salvador http://orcid.org/0000-0003-2078-9048
  • Andressa Santana Santos Universidade Catolica do Salvador

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v9i2.5153

Palavras-chave:

Estratégia Organizacional, Empresas Familiares, Pequenos Negócios

Resumo

Para a cidade de Salvador os empreendimentos familiares de pequeno porte são de grande importância, pois oferecem empregos e geração de renda. Este estudo busca verificar como empreendimentos familiares de pequeno porte, no segmento da alimentação, são iniciados no Bairro de Itapuã, Salvador. Como fonte de dados utilizou-se bibliografia vinculada aos pequenos negócios familiares e às estratégias de negócio. O estudo é exploratório, descritivo e empírico, pois empregou pesquisa de campo. Os dados foram tratados por meio de estatística descritiva. Os resultados demonstraram que os mais frequentes tipos de pequenos negócios no segmento da alimentação na orla de Itapuã são os restaurantes e as padarias, onde 83% dos fundadores já possuíam conhecimento do negócio. Quanto às estratégias de negócio 67% não possui Missão do Negócio, 50% não planeja ações futuras, embora 83% afirme que analisa o mercado. Os resultados do estudo mostram a necessidade de requalificação destes empresários quanto à utilização de estratégias de negócios. Algumas limitações foram identificadas, como a impossibilidade de realizar generalizações para o setor de alimentação de forma ampliada, bem como para outros setores de atividade, além do baixo numero de questionários aplicados devido às negativas dos empresários para responderem aos questionários. Sugere-se, assim, a reaplicação deste trabalho em outros contextos geográficos. Outra sugestão é a criação de curso de extensão em Administração Familiar para um publico alvo com perfil voltado para empresas familiares no ramo da alimentação da cidade de Salvador, Bahia.

Biografia do Autor

Cristina Maria Dacach Fernandez Marchi, Programa de Pós Graduação em Planejamento Ambiental da Universidade Católica do Salvador

Doutora em Geologia, Mestre em Planejamento Urbano Graduação Administração. Desenvolve pesquisas nas áreas de gestão do meio ambiente, com ênfase no saneamento básico, no cooperativismo, no associativismo e no empreendedorismo social. Lidera o Grupo de Pesquisa em Gestão Ambiental e Desenvolvimento de Empreendimentos Sociais (CNPQ) ligado à pós graduação da universidade Católica do Salvador, Bahia. Participa como coordenadora da área do saneamento no Grupo de Pesquisa Observa Politicas da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia. Os trabalhos desenvolvidos nestes grupos de pesquisa buscam contribuir para o aprimoramento da gestão nos serviços públicos, no desenvolvimento de modelos de gestão inovadores e integradores aos recursos naturais seguindo, dentre outras, as temáticas 1- identificação de conflitos de uso dos recursos naturais e das políticas ambientais; 2- análise das políticas públicas de desenvolvimento e do meio ambiente e, 3- estudo das condições organizacionais e da funcionalidade dos ambientes urbanos ligados ao saneamento básico. O estudo das condições organizacionais ligadas ao saneamento básico considera as condições gerenciais e socioeconômicas dessas infraestruturas públicas, sua análise, funcionalidade e dinâmica espacial, além da verificação dos aspectos sócio econômicos da população, suas relações com o meio urbano, além do diagnostico dos principais problemas, limitações e potencialidades dessas condições, no sentido de elaborar planos de ordenação sócio espacial das áreas em estudo. Atualmente, integra o corpo docente do Programa de Pós graduação em Planejamento Ambiental - PPGPA e da graduação da Escola de Administração de Empresas da UCSal.

Andressa Santana Santos, Universidade Catolica do Salvador

Administradora formada pela Universidade Católica do Salvador

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Publicado

30/09/2020

Edição

Seção

Administração de Empresas (Business Administration)