Análise do impacto do relacionamento interpessoal no desempenho das pessoas nas organizações: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.18227/rarr.v2i1.770Palabras clave:
desempenho, relacionamento interpessoal, reputaçãoResumen
O comportamento dos indivíduos é um fator que influi, notavelmente, o desenvolvimento da organização, já que, colaboradores desmotivados com o trabalho exercem suas atribuições com pensamentos alheios, e quando motivados, trabalham satisfeitos, aumentando assim sua produção. Diante disto, faz-se necessário avaliar qual o impacto do relacionamento interpessoal no desenvolvimento das tarefas, sendo este o objetivo geral da pesquisa, uma vez que, as organizações vêm buscando evitar problemas gerados por conflitos pessoais, que resultam, geralmente, em perda de bons profissionais, clientes, gestores e fornecedores. Metodologicamente, esta pesquisa qualiquantitativa de caráter censitário, analisou as interações sociais de vinte e seis funcionários públicos do Departamento de Recursos Humanos de um órgão do Poder Judiciário, através de survey, entrevistas em profundidade e observação participativa. A análise dos dados foi feita através dos programas UCINET 6.289 e PAJEK 1.19, programas estes utilizados para a análise de redes sociais. Estes dados foram triangulados com dados obtidos através de análise de conteúdo das entrevistas e das observações feitas. Como resultados, identificou-se que os atores com maior grau de centralidade, que identifica a capacidade de influenciar aos demais, nas relações de amizade já atuam no setor a mais de seis anos e os menos centrais estão a menos de dois anos no setor. Porém, o tempo no setor não justifica que os atores mais centrais da medida do grau de intermediação, que identifica a capacidade de unir pessoas não diretamente relacionadas, uma vez que, nesta medida, os mais centrais se mostram mais comunicativos e simpáticos.Descargas
Publicado
15/07/2015
Número
Sección
Administração de Pessoal e Recursos Humanos (Personnel Management and Human Resources)