Condicionantes para a formação de redes interorganizacionais no setor de confecção de Boa Vista-RR
DOI:
https://doi.org/10.18227/rarr.v1i1.574Palabras clave:
Redes Sociais, Confecções, Amazônia, Roraima, EstratégiaResumen
As redes de colaboração são empreendimentos, baseados na confiança e cooperação, nos quais a interdependência entre as organizações as torna mais fortes e mais dependentes da parceria. Entretanto, associar-se a uma rede é um desafio, pois envolve um relacionamento aberto com outros empresários. Este estudo tem como objetivo identificar os condicionantes para propensão em atuação em redes de empresas no ramo de confecções em Boa Vista. Foram analisadas a influência da confiança, os fatores motivadores e inibidores, e fez-se uma análise de redes sociais, a fim de identificar por meio do grau de centralidade, proximidade, intermediação e da centralidade geodésica, bem como a posição de cada empresa em relação às demais, caso se efetivasse a formação de redes entre as empresas estudadas. Essa pesquisa descritiva, transversal, tendo como método empregado, o quantitativo aplicado através de survey, cujos dados foram analisados com os softwares UNICET 6.289 e PAJEK 1.19. Como resultados, identificou-se a possibilidade de formação de três redes de empresas. As principais atividades a serem compartilhadas são: transporte, aquisição de produtos e assistência técnica. Quanto às informações compartilháveis estão: o custo de matérias primas, fontes de fornecimento e tecnologias. Também foi observado que, dentre os principais objetivos comuns para a formação de redes das empresas encontram-se exercer maior influência no mercado e aumentar o poder de negociação. Alem disso, os possíveis grupos de empresas do setor, demandariam formas de gestão distintas e particulares, dependentes de estruturas relacionais de cada grupo de empresas.Descargas
Publicado
24/09/2011
Número
Sección
Administração de Empresas (Business Administration)