MAPEAMENTO DAS INOVAÇÕES GERADAS PELOS PRODUTOS ELABORADOS NO PROFNIT PONTO FOCAL UFRR
DOI:
https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v15i1.8082Palabras clave:
marketing, escritórios de advocacia, estratégiasResumen
A inovação no setor público pode ser vista por diversas abordagens e perpassada por instituições dedicadas a essa finalidade. Nesse ínterim, as universidades desempenham uma significativa parcela nessa contribuição por meio dos mestrados profissionais, o quais são responsáveis pelo desenvolvimento de produtos técnicos que desenvolvem soluções para enfrentar os desafios contemporâneos de maneira criativa. O presente trabalho tem como objetivo mapear os produtos técnicos tecnológicos provenientes das dissertações do Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - PROFNIT no período de 2019 a 2023, ponto Focal UFRR, realizando uma classificação dos tipos de inovação conforme definidos no Manual de Oslo (2018). Para alcançar este fim, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa de caráter exploratório, em duas etapas: pesquisa bibliográfica e análise da base de dados do ponto focal UFRR. Identificou-se 39 (trinta e nove) produtos elaborados pelos egressos nos diversos segmentos de inovação. Em sua maioria, os produtos elaborados se enquadram na categoria de "Inovação de Produtos", sendo predominantemente representados por Manuais e Relatórios Técnicos. Embora a presença de produtos focados em inovação em propriedade intelectual e tecnologia tenha sido limitada, é compreensível que todos esses produtos incorporem elementos inovadores, dadas as premissas subjacentes a cada um, mesmo que desempenhem funções específicas.
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