A percepção da gestão do conhecimento pelos trabalhadores do comércio: um estudo nas MPE`s da Amazônia

Autores/as

  • Michelle Motta Estevam

DOI:

https://doi.org/10.18227/rarr.v2i1.768

Palabras clave:

gestão do conhecimento, micro e pequenas empresas.

Resumen

A sociedade industrial, caracterizada por fatores tradicionais de produção, foi substituída pela sociedade do conhecimento. Os recursos materiais da organização possuem importância relativa, porém o recurso vital para o desenvolvimento positivo no mercado é o conhecimento. A gestão do conhecimento tem se tornado uma ferramenta essencial por oferecer vantagem competitiva para as empresas. Diante de um mercado com uma concorrência acirrada, as micro e pequenas empresas exercem uma função importante por se adaptar facilmente as diversas situações, e pela capacidade de geração de renda. Daí a necessidade de verificar os processos de aquisição, conversão e utilização do conhecimento nas MPE’s. O presente estudo pode ser caracterizado como exploratório e quantitativo, no qual o instrumento foi aplicado junto aos trabalhadores das micro e pequenas empresas, com 150 respondentes. A pesquisa permitiu verificar que o processo de conversão do conhecimento é mais bem percebido pelas pessoas com maior formação. A gestão do conhecimento e suas variáveis de aquisição, conversão e utilização são percebidas pelas pessoas que recebem melhores salários.

Publicado

15/07/2015

Número

Sección

Administração de Empresas (Business Administration)