Plano de negócio para abertura de uma empresa de projetos e instalações de sistemas de geração fotovoltaica
Palabras clave:
Energia Residencial, Energia Solar, Painel Solar fotovoltaico, Geração Distribuída, Empresa fotovoltaicaResumen
É diante de um cenário no qual as pessoas estão cada vez mais preocupadas com o meio ambiente e que também buscam soluções para as tarifas de energia elétrica cada vez mais altas que este artigo apresenta um plano de negócio para abertura de uma empresa de projetos e instalações de sistemas de geração fotovoltaica. A empresa recebe o nome comercial de Potência solar e está projetada para ter sua sede na cidade de Betim e terá como mercado alvo atender inicialmente toda a região metropolitana de Belo Horizonte. A estrutura do plano apresentado perpassa por um roteiro já amplamente utilizado no mercado composto por: (1) Sumário Executivo que apresentou um resumo dos principais pontos da empresa; (2) Análise de Mercado com foco nos clientes, concorrentes e fornecedores; (3) Plano de Marketing com ênfase nos 4 P’s; (4) plano operacional que apresenta dados sobre o funcionamento do negócio, (5) plano financeiro focado em estimar todos os custos e faturamentos da empresa e (6) análises de viabilidade financeiras e de viabilidade econômica da empresa. Para realização deste estudo foram utilizadas fontes bibliográficas, análise de mercado e pesquisas realizadas em empresas do setor. Ao final do artigo são apresentadas as considerações finais que apontam informações necessárias para parcialmente direcionar caminhos para a criação, abertura e gerenciamento de uma nova empresa.Citas
AJZENTAL, A., & CECCONELLO, A. R. (2017). A construção do plano de negócio. Saraiva Educação SA.
ANEEL (2020). Geração Distribuída, http://www2.aneel.gov.br/scg/gd/GD_Fonte.asp, (disponível em 10/06/2020).
ANEEL (2017). Nota Técnica n° 0056/2017-SRD/ANEEL, Brasília.
ANEEL (2012). Resolução Normativa nº 482, Brasília.
BERNARDI, L. A. (2008). Manual de plano de negócios: fundamentos, processos e estruturação. São Paulo: Atlas.
CHURCHILL JR.. G. A. & PETER. J. P. (2007). Marketing: criando valor para os clientes. 2. Ed, São Paulo, Saraiva.
COBRA. Marcos (2009). Administração de marketing no Brasil, 3. Ed, São Paulo: Elsevier.
CORRÊA. Henrique L. (2011). Administração de produtos e operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica, 2. Ed, São Paulo: Atlas.
COSTA Ridelensky, M. (2021). A sustentabilidade ambiental de projetos de sucesso com diferentes alternativas de energia. Research, Society and Development, 10(11), e194101118380-e194101118380.
GIL, Antônio Carlos (2010). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo: Atlas.
GREENER (2019). Estudo estratégico do Mercado fotovoltaico de geração distribuída, 2º semestre de 2019.
GREENER (2020). Estudo estratégico: Mercado fotovoltaico de geração distribuída, 4º trimestre de 2019.
KERZNER. Harold (2011). Gerenciamento de projetos- Uma Abordagem Sistêmica para Planejamento, Programação e Controle, 1. Ed, São Paulo: Blucher.
KOTLER. Philip, ARMSTRONG. Gary (2015). Princípios de marketing. 15. Ed, São Paulo, Person Educacional do Brasil.
KOTLER. Philip, KELLER. Kevin Lane (2012). Administração de marketing, 14. Ed, São Paulo: Pearson Education do Brasil.
LUCENA. Maria Diva da Salet. (1999). Planejamento de Recuros Humanos, São Paulo: Atlas.
MAIS CONSULTORIA JR (2020). 7 vantagens do controle financeiro empresarial para o seu negócio, https://maisconsultoria.com.br/2020/07/23/controle-financeiro-empresarial/, (acessado em 20/09/2020).
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria (2011). Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 7 ed. São Paulo: Atlas.
MAXIMIANO. Antonio Cesar Amaru (2011). Administração para empreendedores: fundamentos da criação e gestão de novos negócios, 2. Ed, São Paulo,Person Prentice Hall.
OLIVEIRA, Claudionor dos Santos (2000). Metodologia científica: planejamento e técnicas de pesquisa. São Paulo: LTr.
PETRY, P. M., RAMOS, K. N., & de MEDEIROS COSTA, H. K. (2020). A expansão da energia solar fotovoltaica no brasil e o desenvolvimento local: uma proposição de abordagem. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 9, 22-43.
SANTOS, P. V. S., & PINHEIRO, F. A. (2017). O plano de negócios como ferramenta estratégica para o empreendedor: um estudo de caso. Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção, 5(8), 150-165.
SEBRAE ( 2020). Portal SEBRAE. Disponível em: . Acesso (atualizada em 15/01/2020).
SOLIENS VIRTUAL ACADEM (2017). Livro digital completo de energia fotovoltaica, Belo Horizonte.
VERGARA, Sylvia Constant (2013). Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 14. ed. São Paulo: Atlas.
WILDAUER, E. W. (2011). Plano de negócios: elementos constitutivos e processo de elaboração. 2 e. Curitiba: Ibpex.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Administración de Roraima (RARR)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos: 1.Autores conservan los derechos de autor y otorgan el derecho de diario de la primera publicación de la obra al mismo tiempo bajo la licencia Creative Commons Attribution permitiendo trabajo compartido con acuse de su publicación inicial en esta revista. 2. Los autores son capaces de asumir contratos adicionales por separado, la distribución no exclusiva de la versión del artículo publicado en esta revista (por ejemplo:. Publicar en el repositorio institucional o como un libro), con un reconocimiento de su publicación inicial en esta revista. 3. Los autores están permitidos y alentados a publicar su trabajo en línea (por ejemplo:. En repositorios institucionales o en su sitio web) en cualquier momento antes o durante el proceso de envío, ya que puede dar lugar a intercambios productivos, así como aumento impacto y citas de trabajos publicados Abrir Efecto Acceso .