A educação como premissa básica para o efetivo exercício da democracia
DOI:
https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v10i0.6040Palabras clave:
educação, democracia, Brasil, consciência política, exercício da democraciaResumen
Este artigo objetiva enfatizar a necessidade da educação política e cidadã para a efetivação, a manutenção e o respeito à democracia, apresentando um contraponto entre o que diferentes autores consideram necessário para que um processo seja considerado realmente democrático, e o que de fato existe na sociedade brasileira em termos de participação, consciência e compreensão político-democrática. Para elaboração deste artigo foi realizada uma pesquisa descritiva, bibliográfica e com abordagem qualitativa. A análise foi realizada sobre a sociedade brasileira, com foco na educação política que lhe é disponibilizada, tomando como amostragem a capital paranaense, Curitiba. Como resultados, constatou-se a carência de educação política principalmente entre os jovens (16 a 24 anos), trazendo à tona a necessidade de promoção de políticas educacionais que incluam o tema desde o ensino fundamental, para a formação de cidadãos efetivamente capazes de exercer, manter e respeitar a democracia. A principal limitação deste estudo foi a escassa publicação bibliográfica sobre o tema, tendo o Brasil como objeto de estudo.Citas
AGÊNCIA SENADO. Debatedores apontam importância da educação legislativa para a democracia. Recuperado de http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/11/12/debatedores-apontam-importancia-da-educacao-legislativa-para-a-democracia
AVRITZER, L. (2019). O pêndulo da democracia. São Paulo, SP: Todavia.
BARROS, A. T. (2016). Educação e legislação: desafios para o aprendizado político e a cultura democrática. Educação & Sociedade, v. 37, n. 136, 861-872.
BOBBIO, N. (1997). O futuro da democracia: uma defesa das regras do jogo. (6a. ed). Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra.
BRASIL. (1996). Lei nº 9.394 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF.
BRUM, M. (2019). Democracia também se aprende na escola. E esta é uma tarefa urgente. Gazeta do Povo, 06/06/2018. Recuperado de http://www.gazetadopovo.com.br/educacao/democracia-tambem-se-aprende-na-escola-e-esta-e-uma-tarefa-urgente-a6rj6s0cnmdfctlq2w8xe3qj5
CABRA, G. P. (2017). Educação e democracia: perspectiva emancipatória a partir da filosofia social de John Dewey. Quaestio Iuris, v. 10, n. 2, 844-866. Rio de Janeiro, RJ.
COSTA, D. M., SZATKOSKI, L. (2015). Possibilidades de avanço democrático a partir das políticas educacionais: olhares sobre a gestão municipal de Jacareí. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação – RBPAE, v. 31, n. 1, 159-175.
DAHL, R. A. (2001). Sobre a democracia. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília.
GAZETA DO POVO. O preço do desconhecimento. Recuperado de http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/editoriais/opreco-do-desconhecimento-dmfnuasp2j9sk3644o7w5xae1
LIRA, B. C. (2019). O passo a passo do trabalho científico. Petrópolis, RJ: Vozes.
OLIVEIRA, M. A. T., BIANCHINI, P. (2017). Educação política no Brasil e na Itália: duas histórias, muitos problemas comuns. Hist. Educ., v. 21, n. 52, 274-294. Porto Alegre, RS.
PINTO, N. G. M., CONTE, B. P., SILVA, R. A., CORONEL, D. A. (2015). A discussão entre teoria e prática nas ciências administrativas: uma análise das dissertações do programa de pós-graduação em administração da Universidade Federal de Santa Maria. Revista de Administração de Roraima – UFRR, v. 5, n. 2, 263-284.
SILVA, A. M. M., TAVARES, C. (2011). A cidadania ativa e sua relação com a educação em direitos humanos. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação – RBPAE, v. 27, n. 1, 13-24.