FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES POR MEIO DA LOGÍSTICA REVERSA: UM ESTUDO COM CONSUMIDORES DE PRODUTOS DE BELEZA

Autores/as

  • Thaís Testoni UnB
  • Patricia Guarnieri UnB
  • Amanda Cristina Gaban Filippi UNB e UFG

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v10i0.5992

Palabras clave:

Logística Reversa, Política Nacional de Resíduos Sólidos, Produtos de Beleza

Resumen

O objetivo desse trabalho foi analisar a existência da relação entre fidelização de consumidores de produtos de beleza e a logística reversa de embalagens das empresas. Para tanto foi realizada uma pesquisa aplicada, exploratória, descritiva e quantitativa, cujo procedimento técnico foi o levantamento ou survey. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários aplicados a uma amostra não probabilística, por acessibilidade, sendo todos consumidores de produtos de beleza. Os resultados demonstraram o pouco conhecimento dos respondentes sobre os conceitos de Logística Reversa e a Política Nacional de Resíduos Sólidos, ao mesmo tempo que não há uma consciência ambiental. Contrapondo-se a este fator, os clientes ainda assim buscam por empresas que se preocupam com a destinação das embalagens utilizadas, bem como empresas que recolhem tais embalagens e realizam ações de suporte para o descarte apropriado. Como fidelização, os respondentes afirmaram buscar por empresas que ofereçam benefícios aos clientes para comprarem novamente. Deste modo, o estudo presente contribuiu para diminuir a escassez de estudos que relacionem as áreas de Marketing de Relacionamento e Logística Reversa no setor de produtos de beleza.

Biografía del autor/a

Thaís Testoni, UnB

Administradora UnB

Patricia Guarnieri, UnB

Professora Visitante na Università di Bologna, Departamento de Engenharia Industrial. Professora adjunta do curso de Administração da Universidade de Brasilia (UnB). Professora e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Agronegócio e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília (UnB). Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), 2012. Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), 2006

Amanda Cristina Gaban Filippi, UNB e UFG

Doutoranda em Agronegócios - PPAGRO / UFG Mestre em Agronegócios - PROPAGA / UnB Engenheira Agrônoma - ESALQ / USP profa. UnB

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Publicado

12/05/2021

Número

Sección

Mercadologia (Marketing)