A ETNOGRAFIA APLICADA AO CAMPO DA ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL

Autores/as

  • Laysse Fernanda Macêdo dos Santos
  • Rafael Fernandes Ferreira
  • Vanice Cardoso Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v10i0.5750

Palabras clave:

Pesquisa qualitativa, Etnografia, Etnografia na Administração

Resumen

Tendo em vista a crescente complexidade dos fenômenos estudados pela Administração, a pesquisa qualitativa surgiu como forma de romper com o ponto de vista tradicional, estreito e opressivo do positivismo. Sendo assim, as abordagens qualitativas têm sido cada vez mais utilizadas no campo da Administração para pesquisar, compreender e analisar fenômenos implícitos ou explícitos presentes em grupos de indivíduos e em organizações. Dentre as diversas possibilidades metodológicas em estudos qualitativos, este artigo apresenta de forma destacada a Etnografia. O objetivo geral dessa pesquisa consiste em analisar a utilização dos estudos etnográficos aplicados ao campo da Administração no Brasil nos últimos dez anos. A fim de atingir o objetivo proposto realizou-se um levantamento bibliográfico de todos os artigos pertencentes à Administração que foram publicados e indexados na base da SciELO no período compreendido entre 2007 e 2017. A partir da análise das informações levantadas foi possível obter um panorama da aplicação da Etnografia na Administração no período considerado.

Biografía del autor/a

Laysse Fernanda Macêdo dos Santos

Doutoranda em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais.

Rafael Fernandes Ferreira

Mestre em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais.

Vanice Cardoso Ferreira

Mestre em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais.

Publicado

12/05/2021

Número

Sección

Administração de Empresas (Business Administration)