MODELO CANVAS E EPICENTRO DE INOVAÇÃO: O caso da Marluvas Calçados Profissionais
DOI:
https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v11i0.5534Palabras clave:
Modelo de negócio, Canvas Epicentro de inovação, Marluvas, Microfibra.Resumen
A proposta do presente caso de ensino foi investigar o novo modelo de negócio adotado pela Marluvas Calçados Profissionais, uma das maiores empresas de Equipamento de Proteção Individual (EPI) da América Latina. Ainda, identificou o epicentro de inovação que norteou o processo de adoção da microfibra M Micro em substituição ao couro. Como base teórica, utilizou-se a metodologia do Business Model Generation de Alexander Osterwalder e Yves Pigneur (2011). Os dados foram coletados por meio de entrevista pessoal com os gestores. Em suma, o modelo de negócio da Marluvas estrutura-se na oferta de um calçado que obedeça as normas técnicas e apresente adicionais de conforto e design, sendo esta atividade a principal fonte de receitas. O relacionamento é do tipo “business-to-business” e conta com forte presença de distribuidores. Quanto aos custos, destacam-se mão de obra e matéria-prima. O setor financeiro da Marluvas foi o epicentro de inovação para a implementação da microfibra M Micro. Concluiu-se que a adoção da M Micro conciliou oportunidade de novos designs, maior segurança e adequação aos padrões internacionais de EPI, ampliando a capacidade de planejamento de longo prazo, dada a sua a menor oscilação de preços em relação ao couro.Citas
Brasil. Ministério do Trabalho. Norma Regulamentadora Ministério do Trabalho e Emprego. NR-6. Equipamento de Proteção Individual. 2009. In: Segurança e medicina do trabalho. 54. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
Marluvas. Marluvas Calçados Profissionais. Disponível em <http://www.marluvas.com.br/>. Acesso em: 13 de jun. 2018.
Osterwalder, A. & Pigneur, Y. Business Model Generation – inovação em modelos de negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011.
SEBRAE. Quadro de modelo de negócios: para criar, recriar e inovar em modelos de negócios. 2015. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/quadro-de-modelo-de-negocios-para-criar-recriar-e inovar,a6df0cc7f4217410VgnVCM2000003c74010aRCRD>. Acesso em: 20 de jun. 2018.
BIBLIOGRAFIAS RECOMENDADAS
Bizzotto, C. E. Plano de negócios para empreendimentos inovadores. São Paulo: Atlas, 2008.
Chesbrough, H. Modelos de negócios abertos: como prosperar no novo cenário da inovação. Porto Alegre: Bookman, 2012.
Nakagawa, M. Plano de negócio: teoria geral. Rio de Janeiro: Sextante, 2010.
Osterwalder, A. & Pigneur, Y. Business Model Generation – inovação em modelos de negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011.
Pereira, M. F. Planejamento estratégico: teorias, modelos e processo. São Paulo: Atlas, 2010.
Tidd, J., Bessant, J. & Pavitt, K. Gestão da inovação. Porto Alegre: Bookman, 2008.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Administración de Roraima (RARR)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos: 1.Autores conservan los derechos de autor y otorgan el derecho de diario de la primera publicación de la obra al mismo tiempo bajo la licencia Creative Commons Attribution permitiendo trabajo compartido con acuse de su publicación inicial en esta revista. 2. Los autores son capaces de asumir contratos adicionales por separado, la distribución no exclusiva de la versión del artículo publicado en esta revista (por ejemplo:. Publicar en el repositorio institucional o como un libro), con un reconocimiento de su publicación inicial en esta revista. 3. Los autores están permitidos y alentados a publicar su trabajo en línea (por ejemplo:. En repositorios institucionales o en su sitio web) en cualquier momento antes o durante el proceso de envío, ya que puede dar lugar a intercambios productivos, así como aumento impacto y citas de trabajos publicados Abrir Efecto Acceso .