Logística Interna dos Grandes Varejistas de materiais de Construção em Santarém – Pará, 2014
DOI:
https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v5i2.2663Palabras clave:
Logística Interna, materiais de construção, Amazônia, Santarém, VarejoResumen
A Logística Interna é de fundamental importância e deve ser cuidadosamente trabalhada dentro das organizações, pois é muito abrangente e tem forte impacto nos resultados globais. Esta trata das movimentações, armazenagem, manuseio, layout, identificação e endereçamento dos produtos dentro da empresa. Para que isso funcione adequadamente é necessária a existência de responsáveis pela logística. Optou-se por estudar o tema nos grandes varejistas de materiais de construção em Santarém, na Amazônia, afim de observar a relação teoria-prática. O trabalho busca compreender como funciona a Logística Interna dos grandes varejistas de materiais de construção em Santarém em 2014. Verificando junto aos responsáveis de logística das empresas pesquisadas como a logística interna está organizada. Utilizou-se uma Pesquisa Bibliográfica e de Campo, com abordagem qualitativa, com entrevista padronizada, as respostas foram analisadas e organizadas. Conclui-se que quatro das cinco empresas pesquisadas, possuem uma logística interna razoavelmente estruturada, na qual utilizam boa parte dos conceitos defendidos na teoria, além de usarem a aprendizagem adquirida por experiência de mercado. No entanto, a outra parte pesquisada, apesar de ser de grande porte, não usa conceitos e ferramentas adequadas para um melhor gerenciamento da logística interna. Modernamente, os métodos decisórios das empresas devem ser cautelosamente estudados, analisando o contexto, para que se diminuam os riscos para a empresa, neste cenário a Logística Interna dos varejistas de materiais de construção tem papel fundamental para a tomada de decisão, pois, sem planejamento adequado, poderá ser ineficiente, causando problemas para a empresa como um todo.Citas
BALLOU, Ronald H.. Logística Empresarial: transportes, administração de materiais, distribuição física. 1. Ed. 18 reimp. São Paulo: Atlas, 2007.
BULLER, Luz Selene. Logística Empresarial. Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2012.
CASTIGLIONI, José Antônio de Mattos. Logística Operacional: guia prático. 2. ed. São Paulo: Érica, 2009.
CHING, Hong Yuh. Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
FLEURY, P. F., FIGUEIREDO, K.,. WANKE, P. (organizadores). Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos: planejamento do fluxo de produtos e dos recursos. 1 ed. 3 reimp. São Paulo: Atlas, 2006.
MUSETTI, Marcel Andreotti; VERISSIMO, Nádia. A Tecnologia de Informação na Gestão de Armazenagem. Minas Gerais, 2003. Disponível em: < http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2003_TR0112_0767.pdf> Acesso em: 02 maio 2014.
NOVAES, Antônio Galvão. Logística e Gerenciamento a Cadeia de Produção: estratégia operação e avaliação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001.
OLIVEIRA FILHO, Joaquim Ramalho de (Coord.). Varejo de Material de Construção no Brasil: mecanismos operacionais. São Paulo: DVS, 2006.
SOUSA, Paulo Teixeira de. Logística interna: o princípio da logística organizacional está na administração dos recursos materiais e patrimoniais (ARMP). Revista Científica FacMais, Goiás, v. 2, n. 1, 2012. Disponível em: <http://revistacientifica.facmais.com.br/wp-content/uploads/2012/10/10.LOG%C3%8DSTICA-INTERNA-Paulo-Teixeira-de-Sousa.pdf> Acesso em: 02 maio 2014.