ESTRATÉGIAS E GRAU DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS TRANSFORMADORAS DE POLÍMEROS

Autores/as

  • Julio Cesar Zilli Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Adriana Carvalho Pinto Vieira Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Marjorie Heinzen Universidade do Extremo Sul Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v1i1.2543

Palabras clave:

Internacionalização. Estratégia. Grau de Internacionalização. Polímero. Santa Catarina.

Resumen

As estratégias de internacionalização vêm ganhando destaque no contexto empresarial, uma vez que a atual fase de globalização, o aumento da concorrência, o ritmo para inovação e a abertura de novos mercados, estão impactando diretamente no desempenho das empresas em seu mercado de atuação. Neste sentido, este artigo tem por objetivo identificar as estratégias e o grau de internacionalização das empresas transformadoras de polímeros do Sul de Santa Catarina. A pesquisa caracterizou-se como descritiva quanto aos fins e bibliográfica e um estudo multicaso quanto aos meios de investigação. Para a coleta de dados utilizou-se a técnica qualitativa com análise de conteúdo, por meio de uma entrevista em profundidade com apoio de um roteiro semiestruturado. Verificou-se que a inserção internacional ocorreu por interesse do mercado externo aos produtos comercializados, não havendo nenhum planejamento estratégico, e que as empresas se encontram no grau inicial do processo de internacionalização, efetuando exportações de forma direta e indireta. As empresas ampliariam sua atuação no mercado internacional com um planejamento estratégico junto as suas exportações, a fim de conquistar novos mercados, uma vez que as mesmas dispõem de recursos e capacidades que as possibilitam serem competitivas e obterem ainda mais sucesso internacional.

Biografía del autor/a

Julio Cesar Zilli, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Mestrando no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico - PPGDS/UNESC

Adriana Carvalho Pinto Vieira, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Professora Doutora no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico - PPGDS/UNESC

Marjorie Heinzen, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Administradora com linha de formação específica em Comércio Exterior

Publicado

30/07/2015

Número

Sección

Administração de Empresas (Business Administration)