Condicionantes do consumo de carne bovina na Amazônia setentrional
DOI:
https://doi.org/10.18227/rarr.v3i2.1563Palabras clave:
carne bovina, consumidor, condicionantes, decisão de compra.Resumen
A carne bovina é um dos principais componentes da alimentação brasileira, o consumo desta tem acompanhado o homem no decorrer dos anos. A necessidade deste produto e a definição de sua compra variam de pessoa para pessoa, surgindo assim a questão de: quais os condicionantes da decisão de compra de carne bovina na Amazônia Setentrional? Para responder tal questão utilizou-se de pesquisa teórico-empírica e de corte transversal, analisando os dados quantitativamente, mediante aplicação de questionários aplicados a 300 respondentes. Os dados coletados foram analisados de modo descritivo e inferencial, realizando correlações, análise fatorial e de variância. Observou-se que os consumidores de carne bovina da Amazônia Setentrional são caracterizados por jovens, por naturais do norte do país, de renda média e alta, alto nível de instrução e por famílias relativamente pequenas; estes são influenciados em seu processo de decisão de compra especialmente pelas informações externas e as opções de produtos existentes; atributos como o sabor, maciez e a aparência da carne, atrelados a relação custo beneficio são os principais condicionantes de compra destacados. Notou-se que o consumo de carne de primeira cresce conforme a renda familiar e o de segunda é característica de famílias com rendas mais baixas; também que a valorização da relação custo benefício aumenta proporcionalmente a idade do consumidor. Estudos como este são relevantes à academia e no auxílio á gestores, pois despertam naqueles que o fazem um olhar diferenciado a cerca do consumo, permitindo a construção de uma nova visão do tema abordado.Descargas
Publicado
02/12/2013
Número
Sección
Mercadologia (Marketing)