Endomaketing como estratégia motivacional para a responsabilidade social

Autores/as

  • AMANDA CRISTINA DA SILVA SANTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

DOI:

https://doi.org/10.18227/rarr.v3i2.1562

Palabras clave:

Colaborado, Endomarketing, Responsabilidade Social.

Resumen

Atualmente as empresas precisam se adaptar às novas mudanças e realidades que estão ocorrendo no cenário empresarial, através da visão do negócio socialmente responsável. Contudo, as empresas precisam dos seus colaboradores, para absorção das estratégias de RS, para obterem o impacto esperado, desenvolver uma relação de parceria, através do programa de endomarketing. Esta pesquisa visa analisar a influência do endomarketing para a motivação dos colaboradores para RS. Realizou-se uma abordagem quantitativa com aplicação de 120 questionários aproximadamente 30% dos colaboradores da empresa do ramo de distribuição de energia elétrica. Utilizou-se como estratégia de pesquisa o estudo de caso. Analisou-se o perfil sócio demográfico dos colaboradores e os fatores motivacionais dos colaboradores para a RS. Observou-se que o perfil dos colaboradores não estava intrinsecamente relacionado com os fatores motivacionais dos trabalhadores, mas que os colaboradores mais velhos estão mais motivados e engajados a participar dos projetos do que os mais jovens. Identificou-se 07 fatores motivacionais para RS, agrupados em dois fatores distintos. No caso particular da empresa observou-se 03 aspectos relevantes para a influência do endomarketing na motivação dos colaboradores para RS. O papel da empresa é determinante para o crescimento e desenvolvimento de seus objetivos.

Biografía del autor/a

AMANDA CRISTINA DA SILVA SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

Graduanda em Bacharel de Administração.

Publicado

02/12/2013

Número

Sección

Mercadologia (Marketing)