VIVA A NAZINHA!! CÍRIO DE NAZARÉ: UMA FESTA DE PROPORÇÕES TURÍSTICAS, COMERCIAIS, ECONÔMICAS E DE FÉ.

Authors

  • CARLOS BENASSULY MAUES FILHO UNAMA
  • Ronny Luis Sousa Oliveira Unama
  • Alexandre Farias da Silva Centro Universitário FIBRA
  • Ídida Maria Saraiva Quadros Centro Universitário FIBRA
  • Rômulo Cavaleiro de Macedo Alves Centro Universitário FIBRA

Keywords:

Círio de Nazaré, Turismo, Comércio, Economia

Abstract

O Círio de Nazaré é, indiscutivelmente, uma das maiores festas religiosas do planeta. Influenciando no turismo, no comércio e, consequentemente, na economia de Belém, capital do Estado do Pará, no Norte do Brasil. Os festejos em homenagem à Padroeira dos Paraenses ganharam visibilidade não somente nacional, mas mundial. Entretanto, “apenas os devotos de Nossa Senhora de Nazaré são impactados pela festividade?” Após essa dessa pergunta de pesquisa, partiu-se da premissa de que toda a sociedade belenense é afetada diretamente, mesmo não compartilhando da mesma fé. Desta forma, o objetivo geral deste estudo foi analisar de qual maneira o Círio afeta os segmentos comerciais no entrono da Basílica Santuário de Nazaré; já os Específicos: caracterizar os impactos econômicos e sociais dos festejos, avaliar as implicações legais quanto ao impacto da realização das atividades comerciais em torno da Basílica e descrever características quanto aos produtos comercializados. Com isso, após um completo Referencial Teórico, avaliando a identidade Histórica do Círio e as perspectivas turística, cultural e econômica dos eventos que percorrem os mais de 15 (quinze) dias de devoção mariana, e a análise da Metodologia Científica somada à avaliação dos Resultados, concluiu-se que o Círio de Nossa Senhora de Nazaré influencia profundamente nos aspectos mais variados da sociedade local, independentemente de posicionamento religioso, social ou instrucional de um povo que se agarra ao seu regionalismo e às suas oportunidades a fim de garantir o seu sustento e valorizar a sua cultura.

Author Biographies

CARLOS BENASSULY MAUES FILHO, UNAMA

Doutorando em Administração  PPAD - Unama; Mestre em Administração PPAD - Unama; MBA em COMEX - FGV; Especialista em Planejamento e Gestão - Ufpa e  Bacharel em Administrador com Habilitação em Comércio Exterior - Unama.

Ronny Luis Sousa Oliveira, Unama

Doutorando e Mestre em Administração pelo PPAD-UNAMA. Graduado em Administração pela UNAMA

Alexandre Farias da Silva, Centro Universitário FIBRA

Graduando em Administração 

Ídida Maria Saraiva Quadros, Centro Universitário FIBRA

Graduando em Administração 

Rômulo Cavaleiro de Macedo Alves, Centro Universitário FIBRA

Graduando em Administração 

Published

27/06/2023

Issue

Section

Administração de Empresas (Business Administration)