ESTRATÉGIAS SUSTENTÁVEIS NAS UNIVERSIDADES: UM ESTUDO DE CASO.

Authors

  • Thiago Antônio Beuron Universidade Federal do Pampa
  • Valéria Garlet Universidade Federal de Santa Maria
  • Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga Universidade Federal de Santa Maria
  • Laércio André Gassen Balsan Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v10i0.6217

Keywords:

Sustentabilidade, Universidade Verde, Instituição de Ensino Superior, Estratégia, Meio ambiente.

Abstract

Este estudo de caso tem como objetivo analisar as estratégias sustentáveis de uma Instituição de Ensino Superior. O foco da pesquisa foi escolhido por ser a primeira universidade da América Latina a obter a certificação ISO 14001. Os dados foram levantados por meio de entrevistas e consulta documental. Os resultados demonstram que a instituição atua em consonância com as principais correntes teóricas que abordam a sustentabilidade, tendo a preocupação com operações mais sustentáveis no campus, e estando em direção a atingir os requisitos do GreenMetric World University Ranking. Ficou demonstrada a importância do comprometimento do nível estratégico, do cuidado com o campus e principalmente dos valores sustentáveis perpetuados desde seus fundadores para a construção de uma universidade mais verde.

Author Biographies

Thiago Antônio Beuron, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Professor Adjunto, área Administração da Universidade Federal do Pampa, Brasil.

Valéria Garlet, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Administração. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria.

Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora, área Administração da Universidade Federal de Santa Maria, Brasil.

Laércio André Gassen Balsan, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisador da Universidade Federal de Santa Maria, Brasil.

Published

12/05/2021

Issue

Section

Administração de Empresas (Business Administration)