SISTEMAS DE MENSURAÇÃO DE DESEMPENHO: UM ESTUDO EMPÍRICO SOBRE A PERCEPÇÃO DE GESTORES PÚBLICOS
DOI:
https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v10i0.5630Keywords:
Desempenho. Mensuração. Dimensões. Sistema. PercepçãoAbstract
Sistemas de mensuração de desempenho vêm evoluindo com o tempo, ao passo que eles se tornam multidimensionais e com intenção de projetar o futuro. Além disso, em uma lógica de sistema aberto, o entendimento sobre as partes interessadas (stakeholders) se torna relevante. Nesse sentido, o aumento das exigências sobre a melhora de resultados nas entregas de bens e serviços remete a uma melhora na gestão por meio da mensuração de desempenho no setor público. Logo, este artigo objetiva analisar a percepção dos gestores públicos que atuam na implantação de planejamento estratégico e mensuração de desempenho sobre sistemas de mensuração de desempenho. Assim, a pesquisa pode ser classificada como descritiva, em uma abordagem quantitativa, tendo como procedimento técnico o survey. Dessa forma, por meio de questionário foram obtidos dados de caracterização de respondentes e de percepção (em escala Likert) dos profissionais que atuam na Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão da Prefeitura de Petrolina e na Secretaria de Planejamento e Gestão do Governo do Estado de Pernambuco. Esses dados foram analisados utilizando o modelo estatístico de Kruskal-Wallis pelo software estatístico STATISTICA. Como resultado, verificou-se que o Balanced Scorecard se destacou como o sistema mais conhecido. Já, embora no que tange às dimensões de sistemas de mensuração de desempenho, o foco nas partes interessadas seja tido como importante, o modelo de Prisma de Desempenho demonstrou ter sido o menos conhecido pelos respondentes, mesmo o modelo sendo aplicável a entes sem fins lucrativos e ter foco nos stakeholders.References
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