Despesa com Pessoal e Lei de Responsabilidade Fiscal: Uma Análise nos Municípios do Sudeste Paraense
DOI:
https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v10i0.5341Keywords:
Municípios. Despesa com Pessoal. Lei de Responsabilidade Fiscal.Abstract
A presente pesquisa tem por escopo identificar a despesa com pessoal no último triênio dos municípios do sudeste paraense em relação ao que dispõe a Lei de Responsabilidade Fiscal. O desenvolvimento dos pressupostos teóricos foram baseados em livros, dissertações e artigos que versam sobre o tema, sendo este estudo classificado como descritivo e exploratório. Convém ressaltar que os dados foram coletados nos sites dos Portais de Transparência e do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará, sendo composta por 13 dos 39 municípios do sudeste paraense e tabulados no Excel. A pesquisa concluiu que, nos anos analisados, grande parte dos gestores gastaram acima do permitido em lei, levando se em consideração principalmente os exercícios de 2016 e 2017, nos quais os gastos com pessoal corresponderam a 76,92% e 53,85% respectivamente da RCL. Foi constatado também que as variáveis despesa com pessoal e receita corrente líquida possuem correlação perfeita positiva de acordo com a correlação de Pearson. Como limitações tem-se a amostra utilizada, tendo em vista que 26 municípios foram excluídos do estudo por não possuírem os relatórios necessários a efetivação da pesquisa. Sugere-se que futuras pesquisas aprofundem os estudos sobre outros dispêndios da administração pública, utilizando-se de uma amostra maior de municípios da região.References
ALMEIDA, Claudia Milene Vieira de. et al. Gasto Público: uma análise das despesas com pessoal nos municípios paraibanos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 24., 2017, Florianópolis: [s. n.], 2017.
ÁZARA, Leiziane Neves de. Eficiência dos Municípios com Relação aos Gastos Públicos na Microrregião de Varginha/Mg. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) – Universidade Federal de Alfenas, campus Varginha, Minas Gerais.
BERLT, Cristiano; FILHO, Bender Reisoli; TRISTÃO, Pâmela Amado. Gastos Públicos: Análise da Aplicacão da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Constituição Federal no Corede Alto Jacuí, Santa Maria, v. 10, n. 1, p. 85-100, jan./mar. 2017.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 16 mai. 2018.
BRASIL. Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000. Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/LCP/Lcp101.htm. Acesso em: 15 abr. 2018.
BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Recursos Humanos, 2009. Cartilha sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal. Disponível em: http://www.planejamento.gov.br/assuntos/planeja/orcamento-federal/lei-de-responsabilidade-fiscal/cartilha. Acesso em: 15 abr. 2018.
FAÉ, Cleison; ZORZAL, Luzia. A Lei de Responsabilidade Fiscal e a Despesa com Pessoal no Governo Federal. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 16., 2009, Fortaleza. Anais... Fortaleza: [s.n.], 2009.
GOULART, Oliveira Sheila. Lei De Responsabilidade Fiscal: Um Enfoque Sobre o Controle de Despesas com Pessoal nos Poderes Executivo e Legislativo em Municípios da Região Central do RS, Santa Maria, RS, v. 6, n. 1, p. 81-91, jan./jun. 2012.
LUQUE; C. A.; SILVA, V. M. A Lei de Responsabilidade na gestão fiscal: combatendo falhas de governo à brasileira. Revista de Economia Política, vol. 24, n. 3 (95), jul./set. 2004.
MEDEIROS, Katia Rejane de. et al. Lei de Responsabilidade Fiscal e as Despesas com Pessoal da Saúde: Uma Análise da Condição dos Municípios Brasileiros no Período de 2004 a 2009, Rio de Janeiro, RJ, v. 22, n. 6, p. 1759-1769, 2017.
MENDES, Sérgio. Administração Financeira e Orçamentária. 6. ed. revista e atualizada. São Paulo: Editora Forense, 2016.
QUINTELA, Mirelle Cristina de Abreu. Gasto Público Social dos Estados Brasileiros: Um Estudo Sob a Ótica da Eficiência Técnica. 2011. Tese (Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada) – Universidade Federal de Viçosa.
SANTOS, Vanessa dos. Análise das Despesas de Pessoal nos Municípios de Santa Catarina à Luz da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF. 2012. Dissertação (Mestrado em Contabilidade) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
SILVA, Lino Martins da. Contabilidade Governamental: Um Enfoque Administrativo na Nova Contabilidade Pública. 9. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2011.
SILVA, Moacir Marques da. Comentários à Lei de Responsabilidade Fiscal: abordagem contábil e orçamentária para os municípios. Belo Horizonte: Fórum, 2009.
SOARES, Cristiano Sausen. Lei de Responsabilidade Fiscal e Finanças Públicas: Impactos sobre a Despesa com Pessoal e Endividamento nos Estados Brasileiros. 2013. Dissertação (Mestrado em Administração, Área de Concentração em Estratégia e Competitividade) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.