MERCADO & MARKETING (M&M): da necessidade à oportunidade
DOI:
https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v10i0.5220Keywords:
Empreendedorismo, Pesquisa de Mercado, Tomada de decisão.Abstract
Este trabalho tem como objetivo apresentar um caso de ensino em Administração, no qual se descreve a problemática em torno de abertura e gerenciamento de uma empresa da área de serviços. O caso envolve diversos aspectos do empreendedorismo (importância da ferramenta de plano de negócios, características de empreendedores, barreiras à entrada etc.) e, apesar de surgir a partir de uma experiência singular dos empreendedores, é um caso que pode inspirar jovens universitários. As dificuldades descritas ao longo do texto, como o baixo nível de profissionalização do mercado da região do Cariri (Sul do Ceará) e a pouca experiência dos empreendedores com o setor que pretendiam atuar, foram superadas no processo de adaptação e reestruturação da Mercado & Marketing (M&M). Assim, este caso traz a possibilidade de análise dos processos inerentes ao empreendedorismo, bem como os de tomada de decisão, buscando alternativas que poderiam evitar os problemas enfrentados pela empresa.References
Bruton, G. D., Ahlstrom, D., & Oblof, K. (2008). Entrepreneurship in Emerging Economies: Where Are We Today and Where Should the Research Go in the Future. Entrepreneurship Theory and Practice, 32(1), 1-14.
Casado, F. L., Siluk, J. C. M., & Zampieri, N. L. V. (2012) Universidade empreendedora e desenvolvimento regional sustentável: uma proposta de um modelo. Rev. Adm. UFSM, 5, 633 - 650.
Dolabela, F. (2004). Oficina do empreendedor: a metodologia do ensino que ajuda a transformar conhecimento em riqueza. São Paulo: Cultura editores associados.
Dornelas, J.C.A. (2007). Empreendedorismo na prática: mitos e verdade do empreendedor de sucesso. São Paulo: Campus.
Global Entrepreneurship Monitor. (2010). Empreendedorismo no Brasil: 2009.
Disponível em: <http://www.ibqp.org.br/upload/tiny_mce/Download/Empreendedorismo%20no%20Brasil%202009.pdf>. Acesso em: 20 de jun de 2016.
Lukman, R., & Glavic, P. (2007). What are the key elements of a sustainable university? Clean Tech. Environ. Policy, 9(2),103-114.
Miller, D. (1983). The correlates of entrepreneurship in three types of firms. Management Science, 29(7), 770-791.
Minello, I. F., & Gomes, T. C. (2013). Estresse e comportamento do empreendedor: um estudo exploratório com empreendedores que vivenciaram o insucesso empresarial. Gestão e Sociedade, 7(16), 70-90.
Nassif, V. M. J., Ghobril, A. N., & Amaral, D. J. (2009) Empreendedorismo por Necessidade: o desemprego como Impulsionador da Criação de Novos Negócios no Brasil. Pensamento & Realidade. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração-FEA, 24(1), 143-168.