PODCAST COM VOZES DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA CAPACITAÇÃO DE AGENTES MULTIPLICADORES NO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v15i1.8086Palavras-chave:
Capacitação, Inovação incremental, TICs.Resumo
No presente trabalho está disponibilizado uma mostra dos procedimentos aplicados e resultados obtidos na aplicação e execução de um projeto piloto - Workshop de validação, em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Estado de Roraima - SENAR/RR, para avaliar o potencial de uso do podcast com vozes de inteligência artificial como recurso didático útil na aprendizagem significativa integrada e repasse de resultados tecnológicos para capacitação de produtores rurais no Extremo Norte do Brasil. A metodologia utilizada foi exploratória, com pesquisa bibliográfica e análise de dados com abordagem do tipo quali-quantitativo, simplificada. Houve seleção e utilização de ferramentas gratuitas para prototipagem de criação de podcast – Anchor e do conversor de texto em fala utilizando a Inteligência Artificial – Azure Microsoft, empregados na realização de workshop com a presença de técnicos rurais de cada município do estado de Roraima. Verificou-se in loco que o podcast e as vozes de inteligência artificial não haviam sido utilizados como ferramenta educacional de ensino-aprendizagem. Mas, na aplicação da ferramenta de forma prática com atores do processo, constatou-se sua efetividade e que há possibilidade de utilizá-lo na reprodução de conteúdos tecnológicos já publicados. Como, trata-se de uma obra, goza de proteção jurídica conforme a Lei. Assim, o criador possui direitos autorais (morais e patrimoniais) sobre o trabalho desenvolvido.
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