CATEGORIZAÇÃO DE SERVIÇOS REMOTOS PRESTADOS EM CADA ÁREA DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v14i1.7786

Palavras-chave:

Secretariado Remoto. Teletrabalho. Assessoria. Empreendedorismo.

Resumo

A temática desta pesquisa explora como o secretariado executivo reage diante das transformações decorrentes dos avanços da tecnologia, sobretudo no que diz respeito à atuação remota, amparada pela regulamentação do teletrabalho. Tem por objetivo analisar como o Secretariado Remoto (SR) se constitui como perspectiva de atuação para os Secretários Executivos (SE). Quanto à metodologia, adotou-se a abordagem da pesquisa qualitativa, categorizada como pesquisa de campo com cunho exploratório. Para a coleta de dados, a ferramenta utilizada foi a entrevista estruturada, optando pela amostragem por acessibilidade não probabilística, que contemplou nove respondentes, profissionais formadas em Secretariado Executivo e atuantes em secretariado remoto em diferentes localidades do Brasil. Como resultados, destacam-se os serviços prestados em cada pilar de atuação: (a) na gestão: a gestão de rotinas secretariais, o atendimento ao cliente e a gestão secretarial; (b) na assessoria: a gestão financeira, a gestão de agenda e a gestão documental; (c) na consultoria: a gestão de mídias sociais; (d) no empreendedorismo: não houve um consenso. Os principais desafios para o secretariado remoto são: segurança da informação; sustentabilidade do negócio; administração do tempo; credibilidade do negócio; prospecção de clientes e o equilíbrio com as demais esferas da vida.

Biografia do Autor

Pabline Pereira da Silva de Almeida, Universidade Federal de Roraima

Secretária Executiva pela Universidade Federal de Roraima.

Maria do Céu de Sena Moura, Universidade Federal de Roraima

Doutoranda em Ciências Ambientais com ênfase em Recursos Naturais pelo PRONAT/UFRR. Mestre em Administração pela UFRPE, Especialista em Planejamento e Gestão Organizacional pela UPE, Graduada em Secretariado Executivo pela UFPE. Professora Assistente do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Roraima. Coordenadora do Estágio Curricular Supervisionado do curso de Secretariado Executivo - UFRR. Atuou como Professora Tutora de Educação a Distância no curso de Pós-Graduação em Gestão Pública pela UFRPE. Tem experiência como gestora em empresas de grande porte e como docente nos cursos de Secretariado e Administração. Desenvolve pesquisas nas áreas de Gestão por Competências, Inovação e Empreendedorismo e Sustentabilidade ambiental e é Sócia da Associação Brasileira de Pesquisas em Secretariado (ABPSEC).

Cibelle da Silva Santiago, Universidade Federal da Paraíba

Conhecida como Belle Santiago, sou alegre, otimista e valorizo a inovação e criatividade em tudo, sempre com fé em Deus. Possuo Doutorado no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFPB), Metrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável, UPE/2014; Especialização em Cerimonial e Protocolo, ESURP/2011; e Graduação em Secretariado Executivo, UFPE/2010. Atualmente sou Professora na Universidade Federal da Paraíba (desde 2017); estou como chefe no Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA), do CCAE (out/2022 a out/2024); na Assessoria de Graduação do CCAE (2023); representante titular do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE, 2023-2025). Atuei como Coordenadora do Curso de Secretariado Executivo Bilíngue da UFPB (2018-2020) e fui representante suplente do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE, 2020-2023). Atualmente estou como Associada efetivo da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC), tendo atuado como Tesoureira (2015-2017; 2017-2018) e conselheira Fiscal (2019-2021; 2021-2023). Também sou associada da Associação Brasileira de Psicologia Ambiental e Relações Pessoa-Ambiente (ABRAPA). Em 2023, assumi a liderança do Grupo de Pesquisa no CNPQ "Grupo Interdisciplinar Latinoamericano de Estudos e Pesquisa em Secretariado Executivo" (GILESEC) / UFPB, além de ser membro do Grupo de pesquisa Gestão e Desenvolvimento (GEDES) / UEPA na Linha de "Desenvolvimento Sustentável". Na extensão, coordeno o projeto Podcast em Pauta com o canal no Spotify. Tenho interesse nos temas para pesquisa: Atuação e Formação Profissional em Secretariado; Secretariado Remoto; Educação e Gestão Ambiental, Práticas sustentáveis; Psicologia Positiva e Psicologia Ambiental, Saúde mental dos estudantes universitários.Contato: santiago.cibelle@gmail.com

Elaine Thais da Silva Lima, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestrado em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduação em Secretariado Executivo Bilíngue - Port/Ing e Graduação em Administração, ambas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é Secretária Executiva na Universidade Federal de Santa Catarina. Faz parte do grupo de pesquisa registrado no CNPq: Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado (PPGSec/UFSC) e da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC). Desenvolve pesquisas em: Secretariado Executivo, Administração, Sociologia do Trabalho e Deficiência.

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Publicado

09/05/2024

Edição

Seção

Artigos/Papers