Comparação do ensino e da prática de empreendedorismo em instituições de ensino superior públicas e privadas de Boa Vista

Autores

  • Mary Lucia Silva Perim

DOI:

https://doi.org/10.18227/rarr.v2i1.767

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Ensino Superior, Administração

Resumo

A educação empreendedora tornou-se alvo de instituições de ensino em todo o mundo, cada uma focando as peculiaridades regionais onde estão inseridas. O objetivo desse estudo foi analisar o ensino e a prática de empreendedorismo em Instituições de Ensino Superior de Boa Vista. Utilizou-se de pesquisa qualiquantitativa de caráter exploratória-descritiva. A etapa quantitativa utilizou-se de survey envolveu 336 alunos dos cursos de administração a partir do 4º semestre de duas instituições públicas e três privadas. Na etapa qualitativa foi feita análise de conteúdo de entrevistas com os cinco coordenadores dos cursos. Observou-se que a percepção dos alunos das instituições privadas sobre o que a instituição oferta quanto à formação empreendedora é bem maior que a dos alunos das instituições públicasExaminou-se que as instituições privadas dão maior incentivo as práticas empreendedoras, e que mais da metade dos alunos das instituições públicas perceberam a necessidade de terem aulas práticas de empreendedorismo, visto que o ensino está mais focado em teorias, porém, analisados os enfoques das disciplinas que tratam do empreendedorismo, verificou-se que se assemelham, pois evidenciam a importância da ação empreendedora como propulsora da economia. Concluiu-se que os alunos das instituições privadas assimilam a necessidade da formação empreendedora bem mais que os alunos das públicas, que as instituições privadas procuram dar maior incentivo às práticas de empreendedorismo.

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Publicado

15/07/2015

Edição

Seção

Administração de Empresas (Business Administration)