Motivação dos servidores públicos: um caso na saúde pública na Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.18227/rarr.v2i1.745Palavras-chave:
Gestão de Pessoas, motivação, satisfação, administração pública.Resumo
Já há algum tempo, muitos estudiosos da administração, juntamente com pesquisadores de outras áreas, tais como, psicologia e economia, concentram seus estudos na compreensão dos fatores relacionados a qualidade de vida no trabalho. Esse novo olhar, apenas ilustra a grande importância dos recursos humanos para as organizações, evidenciando a necessidade de atrair e manter pessoas motivadas e satisfeitas com e para o trabalho. Neste artigo o objetivo é identificar os níveis e principais fatores que geram satisfação e insatisfação no trabalho dos servidores públicos da Secretaria de Estado da Saúde de Roraima – SESAU/RR. Na revisão de literatura, além de conceituar a gestão de pessoas e sua importância nas organizações, opta-se pela ênfase nas discussões sobre a motivação e satisfação, foco e objetivo desta pesquisa. Na metodologia, a opção é pela realização de levantamento de campo (survey), pelo enfoque quantitativo com lógica dedutiva e objetivo descritivo. Na coleta de dados aplica-se questionário estruturado com escala tipo Likert. Os resultados observados indicam percentual significativo de servidores motivados e satisfeitos. Dentre os fatores de motivação, destaca-se o “trabalho em si” e a “realização proporcionada”, já os fatores de satisfação com maior freqüência são “sensação de realização com o trabalho” e “relacionamento interpessoal”. Também foram identificados os fatores geradores de desmotivação e insatisfação. Os resultados limitados a uma secretaria apontam para a necessidade de aprofundamento das pesquisas, não só envolvendo servidores de outros setores da SESAU como também em outras secretarias do Estado de Roraima.Downloads
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