EMPREENDEDORISMO SOCIAL: ANÁLISE DE NEGÓCIOS DE IMPACTO NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v12i0.7251

Palavras-chave:

Empreendedorismo Social. Investimento de Impacto. Negócios de Impacto Social. Problemas Sociais.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar o processo de captação de investimento de impacto por parte dos empreendedores sociais das principais áreas de negócios de impacto no Brasil. Quanto à metodologia, o estudo classifica-se como descritivo, com uma abordagem qualitativa cujo método de pesquisa adotado foi o estudo de casos múltiplos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com empreendedores sociais que receberam investimentos. Para análise dos dados, foi adotada a técnica da análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa apontaram que os principais requisitos para receber investimento são considerados tradicionais como, por exemplo, modelo de negócio, dados do balanço patrimonial, análise da viabilidade e sustentabilidade. As etapas para captação foram compiladas em sete passos, que vão desde o conhecimento do setor de impacto até a realização de um feedback. Editais de fomento são as fontes responsáveis pelo maior fornecimento de recursos. Já a profissionalização do setor e o negócio foram os desafios mais citados pelos pesquisados.

Biografia do Autor

GRACE PORTO, Universidade Federal de Sergipe

Servidora Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Mestra em Administração na área de Gestão de Negócios - Pequenas Empresas e Empreendedorismo pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPADM) da Universidade Federal de Sergipe (2020). Graduada em Administração pela Universidade Federal de Sergipe (2016).

Maria Olave, Universidade Federal de Sergipe

Pós-Doutora pela Universidade do Minho- Portugal (2020) . Possui Graduação em Ciências Contábeis e Administrativas - Universidade Del Valle- Cali- Colômbia em 1992. Obteve seu Mestrado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1998) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professora Associada do Departamento de Administração da Universidade Federal de Sergipe e Docente nos Programas de Pós -Graduação em Administração- PROPADM/UFS e do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública-PROFIAP. Colaboradora do NPGA-UFBA. É Líder do Grupo de Pesquisa de Empreendedorismo e Pequenas Empresas. Membro da Comissão de Pesquisa da UFS (2021-2025)

Abimael Ouro, Universidade Federal de Sergipe

Possui Graduação em Administração- FANESE. Obteve seu Mestrado em Administração pela Universidade federal de Sergipe e Doutorado em Administração pela Universidade federal da Bahia. Atualmente é professor e coordenador do Departamento de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Sergipe e Docente do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública-PROFIAP.

RONALTY ROCHA, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando em Administração pela Universidade Federal do Paraná (PPGADM/UFPR). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Sergipe (PROPADM/UFS). Especialista em Planejamento e Gestão de Trânsito pela Faculdade Futura. Já atuou como Professor Voluntário e Professor Substituto do Departamento de Administração (DAD/UFS) da Universidade Federal de Sergipe (UFS); Docente dos cursos de Administração e Engenharia Civil do Centro Universitário Maurício de Nassau, unidade Aracaju/SE; e professor conteudista da Universidade Tiradentes. É Tutor-EAD no Centro de Educação Superior a Distância (CESAD) da Universidade Federal de Sergipe e membro do Grupo de Estudos de Gestão da Inovação, tecnologia e Sustentabilidade (EGITS/UFPR) e do Grupo Grupo de Pesquisa de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas empresas sergipanas (UFS).

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Publicado

11/11/2022

Edição

Seção

Administração de Empresas (Business Administration)