Plano de negócio para abertura de uma empresa de projetos e instalações de sistemas de geração fotovoltaica
Palavras-chave:
Energia Residencial, Energia Solar, Painel Solar fotovoltaico, Geração Distribuída, Empresa fotovoltaicaResumo
É diante de um cenário no qual as pessoas estão cada vez mais preocupadas com o meio ambiente e que também buscam soluções para as tarifas de energia elétrica cada vez mais altas que este artigo apresenta um plano de negócio para abertura de uma empresa de projetos e instalações de sistemas de geração fotovoltaica. A empresa recebe o nome comercial de Potência solar e está projetada para ter sua sede na cidade de Betim e terá como mercado alvo atender inicialmente toda a região metropolitana de Belo Horizonte. A estrutura do plano apresentado perpassa por um roteiro já amplamente utilizado no mercado composto por: (1) Sumário Executivo que apresentou um resumo dos principais pontos da empresa; (2) Análise de Mercado com foco nos clientes, concorrentes e fornecedores; (3) Plano de Marketing com ênfase nos 4 P’s; (4) plano operacional que apresenta dados sobre o funcionamento do negócio, (5) plano financeiro focado em estimar todos os custos e faturamentos da empresa e (6) análises de viabilidade financeiras e de viabilidade econômica da empresa. Para realização deste estudo foram utilizadas fontes bibliográficas, análise de mercado e pesquisas realizadas em empresas do setor. Ao final do artigo são apresentadas as considerações finais que apontam informações necessárias para parcialmente direcionar caminhos para a criação, abertura e gerenciamento de uma nova empresa.Referências
AJZENTAL, A., & CECCONELLO, A. R. (2017). A construção do plano de negócio. Saraiva Educação SA.
ANEEL (2020). Geração Distribuída, http://www2.aneel.gov.br/scg/gd/GD_Fonte.asp, (disponível em 10/06/2020).
ANEEL (2017). Nota Técnica n° 0056/2017-SRD/ANEEL, Brasília.
ANEEL (2012). Resolução Normativa nº 482, Brasília.
BERNARDI, L. A. (2008). Manual de plano de negócios: fundamentos, processos e estruturação. São Paulo: Atlas.
CHURCHILL JR.. G. A. & PETER. J. P. (2007). Marketing: criando valor para os clientes. 2. Ed, São Paulo, Saraiva.
COBRA. Marcos (2009). Administração de marketing no Brasil, 3. Ed, São Paulo: Elsevier.
CORRÊA. Henrique L. (2011). Administração de produtos e operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica, 2. Ed, São Paulo: Atlas.
COSTA Ridelensky, M. (2021). A sustentabilidade ambiental de projetos de sucesso com diferentes alternativas de energia. Research, Society and Development, 10(11), e194101118380-e194101118380.
GIL, Antônio Carlos (2010). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo: Atlas.
GREENER (2019). Estudo estratégico do Mercado fotovoltaico de geração distribuída, 2º semestre de 2019.
GREENER (2020). Estudo estratégico: Mercado fotovoltaico de geração distribuída, 4º trimestre de 2019.
KERZNER. Harold (2011). Gerenciamento de projetos- Uma Abordagem Sistêmica para Planejamento, Programação e Controle, 1. Ed, São Paulo: Blucher.
KOTLER. Philip, ARMSTRONG. Gary (2015). Princípios de marketing. 15. Ed, São Paulo, Person Educacional do Brasil.
KOTLER. Philip, KELLER. Kevin Lane (2012). Administração de marketing, 14. Ed, São Paulo: Pearson Education do Brasil.
LUCENA. Maria Diva da Salet. (1999). Planejamento de Recuros Humanos, São Paulo: Atlas.
MAIS CONSULTORIA JR (2020). 7 vantagens do controle financeiro empresarial para o seu negócio, https://maisconsultoria.com.br/2020/07/23/controle-financeiro-empresarial/, (acessado em 20/09/2020).
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria (2011). Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 7 ed. São Paulo: Atlas.
MAXIMIANO. Antonio Cesar Amaru (2011). Administração para empreendedores: fundamentos da criação e gestão de novos negócios, 2. Ed, São Paulo,Person Prentice Hall.
OLIVEIRA, Claudionor dos Santos (2000). Metodologia científica: planejamento e técnicas de pesquisa. São Paulo: LTr.
PETRY, P. M., RAMOS, K. N., & de MEDEIROS COSTA, H. K. (2020). A expansão da energia solar fotovoltaica no brasil e o desenvolvimento local: uma proposição de abordagem. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 9, 22-43.
SANTOS, P. V. S., & PINHEIRO, F. A. (2017). O plano de negócios como ferramenta estratégica para o empreendedor: um estudo de caso. Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção, 5(8), 150-165.
SEBRAE ( 2020). Portal SEBRAE. Disponível em: . Acesso (atualizada em 15/01/2020).
SOLIENS VIRTUAL ACADEM (2017). Livro digital completo de energia fotovoltaica, Belo Horizonte.
VERGARA, Sylvia Constant (2013). Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 14. ed. São Paulo: Atlas.
WILDAUER, E. W. (2011). Plano de negócios: elementos constitutivos e processo de elaboração. 2 e. Curitiba: Ibpex.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Administração de Roraima - RARR
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: 1.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. 2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. 3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado O Efeito do Acesso Livre. ENGLISH Authors who publish with this journal agree to the following terms: 1.Autores retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution allowing work sharing with acknowledgment of its initial publication in this journal. 2. Authors are able to take on additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal. 3. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as increasing impact and citation of published work The Effect of Open Access .
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.