BUSINESS INTELLIGENCE: importância nas empresas para análise na tomada de decisões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v12i0.7045

Palavras-chave:

BI – Business Intelligence. Tomada de decisão. Vantagem Competitiva.

Resumo

Este estudo teve como o objetivo central de analisar a importância de um conjunto de técnicas e conceitos sobre o Business Intelligence dentro das organizações, afim de fornecer parâmetros na análise das tomadas de decisões empresariais. As empresas para se manterem competitivas no mercado se faz necessário a utilização de preceitos e tecnologia e o preceito sobre Business Intelligence tende a fornecer respaldo para as organizações, neste sentido. Dentre os autores pesquisados para a constituição conceitual deste trabalho, destacaram-se Phan, Vogel (2010), Gartner Group (2011), Mikroyannidis; Theodoulidis, (2010), Popovic e Jaklic (2010) e Affeldt; Junior, (2013). A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa com viés descritivo, tendo como coleta de dados o levantamento bibliográfico.

Biografia do Autor

Isaias Sousa Alencar, ESCOLA SUPERIOR ABERTA DO BRASIL – ESAB

Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Faculdades Cathedral de Ensino Superior (2012). Atualmente é analista de tecnologia da informação.

Referências

AFFELDT, F. S., JUNIOR, S. D. S. Information architecture analysis using business intelligence tools based on the information needs of executives. JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management . vol.10 no.2. Versão on-line. São Paulo maio/ago. 2013.

BORRAJO, F.; BUENO, Y.; PABLO, I.; SANTOS, B.; FERNANDEZ, F.; GARCIA, J.; SAGREDO, I. SIMBA: A simulator for business education and research. Decision Support Systems. Volume 48, Issue 3, February 2010, p. 498–506.

CAPUANO, E. A.; CASAES, J.; COSTA, J. R.; JESUS, M. S.; MACHADO, M. A. Inteligência competitiva e suas conexões epistemológicas com gestão da informação e do conhecimento. Ci. Inf. Brasília, V. 38, n. 2, p. 19- 34, maio/ago. 2009.

CHAUDHURI S, DAYAL, U. NARASAYY, V. a An Overview of Business Intelligence Technology communications of the ACM | august 2011 | vol. 54 | no. 8.

COLMENERO-FERREIRA, F.; OLIVEIRA, A.A. Website recommender systems as prescriptive determiners in the decision making process. JISTEM-Journal of Information Systems and Tecnology Management. Vol. 9, N. 2, May/Aug. 2012, pp. 353-368.

FERNANDES, E. R.; PEREIRA, F. C.; BRITO, J. S.; SOUZA, C. S., DALFIOR, V. A. O. O uso do sistema de informação contábil como ferramenta para a tomada de decisão nas empresas da região de contagem. SEGET, 2012.

GARTNER GROUP. Key Issues for Analytics, Business Intelligence and Performance Management, 2011.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

GOMES, C. F. S.; COSTA, H. G. Proposta do uso da visão prospectiva no processo multicritério de decisão.

Relatórios de pesquisa em engenharia de produção. v.13, n.8, pp. 94-114. 2013.

GOMES, L. F. A. M.; GOMES, C. F. S. Tomada de decisão gerencial: enfoque multicritério. 5 ed. São Paulo:Atlas, 2014.

GONÇALVES, C. M.; COLAUTO, R. D.; BEUREN, I. M. Proposta de Indicadores para sistema de inteligência competitiva em instituição de ensino superior. ABEPRO. Revista Produção on line. Vol. 7. Num. 1. Abril. 2007. GRIGORI, D.; CASATI, F.; CASTELLANOS, M.; DAYAL, U.; SAYAL, M.; SHAN, M. Business Process Intelligence. Computers in Industry. Elsevier. Vol. 53, Issue 3, April 2004, P. 321–343.

GUIMARÃES, E. M. P.; ÉVORA, Y. D. M. Sistema de Informação: instrumento para tomada de decisão no exercício da gerência. CI. Inf., Brasília, V. 33, n. 1, p. 72-80, jan./abril 2004.

MIKROYANNIDIS, A.; THEODOULIDIS, B. Ontology management and evolution for business intelligence. International Journal of Information Management. Volume 30, Issue 6, December 2010, p. 559–566.

PHAN, D. D.; VOGEL, D. R. A model of customer relationship management and business intelligence systems for catalogue and online retailers. Information & Management. Vol.47, Issue 2, March 2010, p. 69–77.

POPOVIC, A.; JAKLIC, J. Benefits of Business Intelligence System Implementation: an Empirical Analysis of the Impact of BI System Maturity on Information Quality.

European, Mediterranean & Middle Eastern Conference on Information Systems, 2010.

QUEYRAS, J.; QUONIAM, L. Inteligência Competitiva. In: TARAPANOFF, Kira (Org.). Inteligência, informação e conhecimento. Brasília: IBICT; Unesco, 2006. p. 73- 97.

SANTOS, A.S.; QUATRIN, D. R.; PINTO, L.M.; STEFANAN, A. A.; COSTA, V. F. A Importância de sistemas de informação em pequenas empresas: um estudo de caso em uma agência de publicidade.SEGET 2012.

TARAPANOFF, K. Inteligência organizacional e competitiva. Brasília: Editora UNB,

p.303-326.

TURBAN, E.; SHARDA, R.; ARONSON, J.; KING, D. 2009. Business Intelligence: Um enfoque gerencial para a inteligência do negócio. Porto Alegre, Bookman, 256 p.

Artmed, 254 p. 2009.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 10 ed. São Paulo, 2009.

Downloads

Publicado

26/04/2022

Edição

Seção

Administração de Empresas (Business Administration)