O Impacto do Crescimento do Setor Sucroalcooleiro sobre a Desigualdade Brasileira - 1995-2009

Autores

  • Verônica Fagundes Araújo Universidade Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v9i2.6361

Palavras-chave:

Setor, Cana-de-açúcar, Crescimento, Desigualdade, Educação.

Resumo

O setor da cana-de-açúcar no Brasil está em expansão desde 1999 e tem se tornado um setor estratégico no mundo em razão do aumento da demanda dos biocombustíveis, apontados como “solução perfeita” para a crise energética. Atualmente, o Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, tendo grande importância para o agronegócio brasileiro. Nas últimas décadas, esse setor vivenciou importantes transformações, especialmente devido a maior mecanização. Considerando que o Brasil é o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo e que continua atualmente a demonstrar sua expressividade neste cultivo, não se sabe claramente qual o seu impacto social. Tendo em conta que esse é um setor que emprega uma parte considerável da população em alguns estados brasileiros, uma possível redução da desigualdade nesse setor poderia melhorar substancialmente o padrão de vida desses estados. Este trabalho tem o objetivo de analisar se o crescimento do setor da cana-de-açúcar tem contribuído para reduzir a desigualdade no Brasil e em que medida. Utilizando os micros dados da PNAD-IBGE, de 1995 até 2009, foi feita uma decomposição do índice de Gini, buscando captar a contribuição do setor da cana-de-açúcar na redução da desigualdade, bem como a contribuição da educação na redução ou não da desigualdade de renda no setor da cana-de-açúcar no Brasil. Apesar de algumas melhorias sociais, o setor de cana-de-açúcar não participa de forma importante para reduzir a desigualdade no Brasil. Anos de educação aparecem contribuindo de forma significativa e positiva na redução do índice de Gini do setor sucroalcooleiro.

Biografia do Autor

Verônica Fagundes Araújo, Universidade Federal de Roraima

Doutora em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco, com área de concentração em Economia Brasileira. Professora Adjunta, nível 4, da Universidade Federal de Roraima, no Departamento de Economia, tendo como campos de atuação: Métodos Quantitativos, Desenvolvimento Econômico e Regional, e Economia Brasileira.

Referências

Barros, R. P., Franco, S., & Mendonça, R. (2007). A recente queda da desigualdade de renda e o acelerado progresso educacional brasileiro da última década. Rio de janeiro: IPEA (Texto para discussão n° 1304).

Barros, R., Carvalho, M. de, & Mendonça, R. (2006). Uma Análise das Principais Causas da Queda Recente na desigualdade de renda brasileira. Rio de Janeiro: Econômica, 8 (1), 117-147.

Campello, T., Gentil, P., Rodrigues, M., & Hoewell, G. R. (2018). Faces da desigualdade no Brasil: Um olhar sobre os que ficam para trás. Rio de Janeiro: SAÚDE DEBATE, 42 (3), 54-66.

Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada - CEPEAUsSP (2018). No Agroatividade Canavieira Tem o Maior Índice de Formalização e o Menor de Trabalho Infantil. Disponível em: < https://www.cepea.esalq.usp.br/br/opiniao-cepea/no-agro-atividade-canavieira-tem-o-maior-indice-de-formalizacao-e-o-menor-de-trabalho-infantil.aspx >.

Hoffmann, R. (2001). Distribuição de renda e crescimento econômico. São Paulo: Estudos Avançados (Universidade de São Paulo), 15 (41), 67-76.

______. (2006). Transferências de renda e a redução da desigualdade no Brasil e cinco regiões entre 1997 e 2004. Rio de Janeiro: Econômica, 8 (1), 55-81.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (1995-2009). Disponível em: <https://www.ibge.gov.br>.

Jornal Cana (2012). Conheça o setor. Disponível em: <http://www.jornalcana.com.br>.

Moraes, M. A. F. D. de (2007). O Sistema Agroindustrial da Cana-de-açúcar do Brasil: Indicadores do Mercado de Trabalho e Modelo de Formação de Salários. São Paulo: Estudos Econômicos, 37 (4), 875-902.

Neri, M. (2006, junho). Estagnação Econômica e crescimento pró-pobre. Conjuntura Econômica, 70-71. Disponível em: http://hdl.handle.net/10438/24534.

Neves, M. F., Trombin, V. G., & Consoli, M. (2010). O mapa sucroenergético do Brasil. In: S. e Macedo (Coord. e Org.), Etanol e Bioeletricidade: a cana-de-açúcar no futuro da matriz energética. São Paulo : Luc Projetos de Comunicação.

Oliveira, T. de S., Moraes, Z. S., Andrade, M. A. de, & Gonçalves, A. S. (2008). Uma abordagem sistêmica da distribuição de renda no Brasil: Um passado desigual com melhoras recentes. São Paulo: Anais do 4º Congresso Brasileiro de Sistemas – Centro Universitário de Franca Uni-FACEF.

ONU-Habitat (2012). Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos. Disponível em: <http://www.onu.org.br/cidades-al-caribe-2012/>.

Oxfam Brasil (2018). Um retrato das desigualdades brasileiras, 2017. Disponível em:< https://oxfam.org.br/um-retrato-das-desigualdades-brasileiras/pesquisa-nos-e-as-desigualdades/pesquisa-nos-e-as-desigualdades-2017/>.

Revista Agropecuária (2016). A produção de cana-de-açúcar no Brasil. Disponível em: <http://www.revistaagropecuaria.com.br/2016/06/23/a-producao-de-cana-de-acucar-no-brasil/>.

Silva, F. P. (2018). O setor sucroalcooleiro no brasil: Características, perspectivas e crise. In: 56º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. Campinas: SOBER 56 (7), 1-20.

Silveira, R. M., Neto & GONÇALVES, M. B. (2007). Regional per capita income inequality reduction in Brazil from 1995 to 2005: Labor productivity convergence or public income transferences? In:Anais do XXXV Encontro Nacional de Economia [Proceedings of the 35th Brazilian Economics Meeting] 158, ANPEC - Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia [Brazilian Association of Graduate Programs in Economics].

Downloads

Publicado

30/09/2020

Edição

Seção

Administração de Empresas (Business Administration)