A educação como premissa básica para o efetivo exercício da democracia

Autores

  • Leticia Maria Heineck Andriani Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP) http://orcid.org/0000-0002-5981-1823
  • Abel Dionizio Azeredo Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP) http://orcid.org/0000-0001-9456-8315

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v10i0.6040

Palavras-chave:

educação, democracia, Brasil, consciência política, exercício da democracia

Resumo

Este artigo objetiva enfatizar a necessidade da educação política e cidadã para a efetivação, a manutenção e o respeito à democracia, apresentando um contraponto entre o que diferentes autores consideram necessário para que um processo seja considerado realmente democrático, e o que de fato existe na sociedade brasileira em termos de participação, consciência e compreensão político-democrática. Para elaboração deste artigo foi realizada uma pesquisa descritiva, bibliográfica e com abordagem qualitativa. A análise foi realizada sobre a sociedade brasileira, com foco na educação política que lhe é disponibilizada, tomando como amostragem a capital paranaense, Curitiba. Como resultados, constatou-se a carência de educação política principalmente entre os jovens (16 a 24 anos), trazendo à tona a necessidade de promoção de políticas educacionais que incluam o tema desde o ensino fundamental, para a formação de cidadãos efetivamente capazes de exercer, manter e respeitar a democracia. A principal limitação deste estudo foi a escassa publicação bibliográfica sobre o tema, tendo o Brasil como objeto de estudo.

Biografia do Autor

Leticia Maria Heineck Andriani, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP)

Mestranda do Curso de Administração Pública da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Abel Dionizio Azeredo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP)

Doutor em Física - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Especialista em Direito Aplicado - Escola da Magistratura do Estado do Paraná (EMAP)

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Publicado

12/05/2021

Edição

Seção

Ensaios/Essays