A educação como premissa básica para o efetivo exercício da democracia
DOI:
https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v10i0.6040Palavras-chave:
educação, democracia, Brasil, consciência política, exercício da democraciaResumo
Este artigo objetiva enfatizar a necessidade da educação política e cidadã para a efetivação, a manutenção e o respeito à democracia, apresentando um contraponto entre o que diferentes autores consideram necessário para que um processo seja considerado realmente democrático, e o que de fato existe na sociedade brasileira em termos de participação, consciência e compreensão político-democrática. Para elaboração deste artigo foi realizada uma pesquisa descritiva, bibliográfica e com abordagem qualitativa. A análise foi realizada sobre a sociedade brasileira, com foco na educação política que lhe é disponibilizada, tomando como amostragem a capital paranaense, Curitiba. Como resultados, constatou-se a carência de educação política principalmente entre os jovens (16 a 24 anos), trazendo à tona a necessidade de promoção de políticas educacionais que incluam o tema desde o ensino fundamental, para a formação de cidadãos efetivamente capazes de exercer, manter e respeitar a democracia. A principal limitação deste estudo foi a escassa publicação bibliográfica sobre o tema, tendo o Brasil como objeto de estudo.Referências
AGÊNCIA SENADO. Debatedores apontam importância da educação legislativa para a democracia. Recuperado de http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/11/12/debatedores-apontam-importancia-da-educacao-legislativa-para-a-democracia
AVRITZER, L. (2019). O pêndulo da democracia. São Paulo, SP: Todavia.
BARROS, A. T. (2016). Educação e legislação: desafios para o aprendizado político e a cultura democrática. Educação & Sociedade, v. 37, n. 136, 861-872.
BOBBIO, N. (1997). O futuro da democracia: uma defesa das regras do jogo. (6a. ed). Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra.
BRASIL. (1996). Lei nº 9.394 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF.
BRUM, M. (2019). Democracia também se aprende na escola. E esta é uma tarefa urgente. Gazeta do Povo, 06/06/2018. Recuperado de http://www.gazetadopovo.com.br/educacao/democracia-tambem-se-aprende-na-escola-e-esta-e-uma-tarefa-urgente-a6rj6s0cnmdfctlq2w8xe3qj5
CABRA, G. P. (2017). Educação e democracia: perspectiva emancipatória a partir da filosofia social de John Dewey. Quaestio Iuris, v. 10, n. 2, 844-866. Rio de Janeiro, RJ.
COSTA, D. M., SZATKOSKI, L. (2015). Possibilidades de avanço democrático a partir das políticas educacionais: olhares sobre a gestão municipal de Jacareí. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação – RBPAE, v. 31, n. 1, 159-175.
DAHL, R. A. (2001). Sobre a democracia. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília.
GAZETA DO POVO. O preço do desconhecimento. Recuperado de http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/editoriais/opreco-do-desconhecimento-dmfnuasp2j9sk3644o7w5xae1
LIRA, B. C. (2019). O passo a passo do trabalho científico. Petrópolis, RJ: Vozes.
OLIVEIRA, M. A. T., BIANCHINI, P. (2017). Educação política no Brasil e na Itália: duas histórias, muitos problemas comuns. Hist. Educ., v. 21, n. 52, 274-294. Porto Alegre, RS.
PINTO, N. G. M., CONTE, B. P., SILVA, R. A., CORONEL, D. A. (2015). A discussão entre teoria e prática nas ciências administrativas: uma análise das dissertações do programa de pós-graduação em administração da Universidade Federal de Santa Maria. Revista de Administração de Roraima – UFRR, v. 5, n. 2, 263-284.
SILVA, A. M. M., TAVARES, C. (2011). A cidadania ativa e sua relação com a educação em direitos humanos. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação – RBPAE, v. 27, n. 1, 13-24.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
PORTUGUÊS Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: 1.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. 2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. 3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado O Efeito do Acesso Livre. ENGLISH Authors who publish with this journal agree to the following terms: 1.Autores retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution allowing work sharing with acknowledgment of its initial publication in this journal. 2. Authors are able to take on additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal. 3. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as increasing impact and citation of published work The Effect of Open Access .
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.