FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES POR MEIO DA LOGÍSTICA REVERSA: UM ESTUDO COM CONSUMIDORES DE PRODUTOS DE BELEZA
DOI:
https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v10i0.5992Palavras-chave:
Logística Reversa, Política Nacional de Resíduos Sólidos, Produtos de BelezaResumo
O objetivo desse trabalho foi analisar a existência da relação entre fidelização de consumidores de produtos de beleza e a logística reversa de embalagens das empresas. Para tanto foi realizada uma pesquisa aplicada, exploratória, descritiva e quantitativa, cujo procedimento técnico foi o levantamento ou survey. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários aplicados a uma amostra não probabilística, por acessibilidade, sendo todos consumidores de produtos de beleza. Os resultados demonstraram o pouco conhecimento dos respondentes sobre os conceitos de Logística Reversa e a Política Nacional de Resíduos Sólidos, ao mesmo tempo que não há uma consciência ambiental. Contrapondo-se a este fator, os clientes ainda assim buscam por empresas que se preocupam com a destinação das embalagens utilizadas, bem como empresas que recolhem tais embalagens e realizam ações de suporte para o descarte apropriado. Como fidelização, os respondentes afirmaram buscar por empresas que ofereçam benefícios aos clientes para comprarem novamente. Deste modo, o estudo presente contribuiu para diminuir a escassez de estudos que relacionem as áreas de Marketing de Relacionamento e Logística Reversa no setor de produtos de beleza.Referências
Arake, Fabiana. (2013). Descarte de embalagens de cosméticos: um estudo com os consumidores de Brasília. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos [ABIHPEC], 2018. Publicações. Disponível em: <https://abihpec.org.br/institucional/publicacoes/>. Acesso em agosto de 2018.
Azevedo, A., & Farhangmehr, M. (2012). O valor da marca made in Portugal. Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa, 11(2-3), 38-54.
BRASIL. Lei 12.305/2010, de 02 de agosto de 2010.Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Brasília, DF, 02 ago. 2010. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm>. Acesso em: 12 mar. 2017.
Cançado, C. J., dos Santos, O. M., de Carvalho, A. I. S. F., & Zacarias, R. F. (2012). Gestão de resíduos sólidos de microcomputadores no município de Contagem/MG: uma análise dos atores envolvidos. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade-GeAS, 1(1), 1-18.
Cardoso, Mayra Teles. (2011) Descarte de cosméticos: uma proposta de escala de avaliação do comportamento dos consumidores. 2011. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Caregnato, R. C. A., & Mutti, R. (2006). Pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo. Texto contexto enferm, 15(4), 679-84.
Cerqueira, Aline de; Oliveira, Rodrigo De; Honorio, José. (2013). Comportamento do consumidor de cosméticos: alinhando a percepção dos consumidores e vendedores sobre o processo de compra. In: XXXIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Salvador, BA.
Chaves, G. D. L. D., & Batalha, M. O. (2006). Os consumidores valorizam a coleta de embalagens recicláveis? Um estudo de caso da logística reversa em uma rede de hipermercados. Gestão & Produção, 13(3), 423-434.
Corrêa, A. P. M., & da Silva, M. E. (2013). A Logística Reversa Sob a Perspectiva Produção-Mercado-Consumo: O Caso O Boticário. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade-GeAS, 2(1), 97-122.
Demajorovic, J., Caires, E. F., da Silva Gonçalves, L. N., & da Costa, M. J. (2014). Integrando empresas e cooperativas de catadores em fluxos reversos de resíduos sólidos pós-consumo: o caso Vira-Lata. Cadernos Ebape. Br, 12, 513-532.
Demo, Gisela. (2015). Marketing de relacionamento e comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas.
Demajorovic, J., Fernandes Augusto, E. E., & Saraiva De Souza, M. T. (2016). Logística reversa de REEE em países em desenvolvimento: desafios e perspectivas para o modelo brasileiro. Ambiente & Sociedade, 19(2).
Domingues, G. S., Guarnieri, P., & Streit, J. A. C. Princípios e Instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos: demanda da educação ambiental para a Logística Reversa. Revista em Gestão, Inovação e Sustentabilidade, 2(1).
Figueiredo Filho, D. B., & Silva Júnior, J. A. D. (2010). Visão além do alcance: uma introdução à análise fatorial. Opinião pública, 16(1), 160-185.
Fink, Arlene. (1995). The survey handbook. Thousand Oaks, California: Sage Publications.
FREITAS, H. et al. (2000) O método de pesquisa survey. Revista de Administração, São Paulo, SP, 35, 105-112.
Guarnieri, P. (2011). Logística reversa: em busca do equilíbrio econômico e ambiental. Recife: Editora Clube de Autores.
Guarnieri, P., Sobreiro, V. A., Nagano, M. S., & Serrano, A. L. M. (2015). The challenge of selecting and evaluating third-party reverse logistics providers in a multicriteria perspective: a Brazilian case. Journal of Cleaner Production, 96, 209-219.
Juras, I. A. G. M.; Araujo, S. M. V. Responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto. In: Jardim, A.; Yoshida, C.; Machado Filho, J. V. (organizadores). Política Nacional, Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Barueri-SP: Manole, 2012, p. 57-77.
Leite, P. (2002). Logística reversa: nova área da logística empresarial. Revista Tecnologística, São Paulo.
Martins, A. J. A., de Almeida, M. L., & da Silva Souza, D. M. (2018). Análise das Práticas de Logística Reversa Aplicadas aos Vasilhames de Vidro em uma Engarrafadora de Bebidas. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade-GeAS, 7(1), 116-130.
Moreira, I. F.; Guarnieri, P. (2016). Preferência dos consumidores por empresas que implementam práticas de logística reversa como meio de fidelização: estudo na indústria de cosméticos brasileira. Revista Gestão Industrial, UTFPR, 12(4), 2016.
Oliveira, L. G., & Almeida, M. L. (2013) Logística reversa de embalagens como estratégia sustentável para redução de custos: um estudo em uma engarrafadora de bebidas. Revista Metropolitana de Sustentabilidade, 3(2), 78-98.
Reis, E.A.; Reis, I.A. (2002). Análise Descritiva de Dados: relatório técnico do departamento de estatística da UFMG, 2002. Disponível em < http://plutao.est.ufmg.br/arquivos/rts/rte0202.pdf>. Acesso em: maio 2017.
Roster, C. A. (2001). Letting Go: the Process and Meaning of Dispossession in the Lives of Consumers. ACR North American Advances, 28, 425-430.
Rocha, Décio, & Deusdará, Bruno. (2005). Análise de Conteúdo e Análise do Discurso: aproximações e afastamentos na (re)construção de uma trajetória. Alea: Estudos Neolatinos, 7(2), 305-322.
Santos, T. S. D. (2009). Do artesanato intelectual ao contexto virtual: ferramentas metodológicas para a pesquisa social. Sociologias. Porto Alegre. Vol. 11, n. 22 (jul./dez. 2009), p. 120-156.
Sencovici, L. A., & Demajorovic, J. (2015). Entraves e perspectivas para a logística reversa do óleo lubrificante e suas embalagens. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade: GeAS, 4(2), 83-101.
Serpa, D. A. F., & Fourneau, L. F. (2007). Responsabilidade social corporativa: uma investigação sobre a percepção do consumidor. Revista de Administração Contemporânea, 11(3), 83-103.
Silva, A. A., & Leite, P. R. (2012). Empresas brasileiras adotam políticas de logística reversa relacionadas com o motivo de retorno e os direcionadores estratégicos. Revista de Gestão Social e Ambiental, 6(2), 79-92.
Soares, I. T. D., Streck, L., Trevisan, M., & Madruga, L. R. D. R. G. (2016). Logística reversa: uma análise de artigos publicados na base SPELL. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, 5(2), 77-97.
Souza, B. A., & Vieira, G. B. B. (2015). Análise dos procedimentos de logística reversa aplicados em duas plantas de uma indústria multinacional atuante no segmento de petróleo e gás. Revista Organizações em Contexto, 11(22), 229-260.
Souza-Filho, J.; Rique-Neto, J.; Gouveia, V. (2013). Lixo e comportamento: a interdisciplinaridade da política nacional de resíduos sólidos. InterScientia, 1(1), jan./abr. 2013, 2-24.
Terence, A.; Escrivão Filho, E. (2006). Abordagem quantitativa, qualitativa e a utilização da pesquisa-ação nos estudos organizacionais. In: XXVI ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2006, Fortaleza, CE: ABEPRO, 2006.
Thode, S. et al. (2015). Gestão de resíduos pós consumo: uma proposição de logística reversa para o esmalte de unhas. Eletronic Journal of Management, Education and Environmental Technology, 19(3).
Vilha, A.; Carvalho, R. (2013). Desenvolvimento de novas competências e práticas de gestão da inovação voltadas para o desenvolvimento sustentável: estudo exploratório da Natura. Ingeñaria Ambiental, 9(1).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
PORTUGUÊS Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: 1.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. 2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. 3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado O Efeito do Acesso Livre. ENGLISH Authors who publish with this journal agree to the following terms: 1.Autores retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution allowing work sharing with acknowledgment of its initial publication in this journal. 2. Authors are able to take on additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal. 3. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as increasing impact and citation of published work The Effect of Open Access .
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.