A ETNOGRAFIA APLICADA AO CAMPO DA ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL

Autores

  • Laysse Fernanda Macêdo dos Santos
  • Rafael Fernandes Ferreira
  • Vanice Cardoso Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v10i0.5750

Palavras-chave:

Pesquisa qualitativa, Etnografia, Etnografia na Administração

Resumo

Tendo em vista a crescente complexidade dos fenômenos estudados pela Administração, a pesquisa qualitativa surgiu como forma de romper com o ponto de vista tradicional, estreito e opressivo do positivismo. Sendo assim, as abordagens qualitativas têm sido cada vez mais utilizadas no campo da Administração para pesquisar, compreender e analisar fenômenos implícitos ou explícitos presentes em grupos de indivíduos e em organizações. Dentre as diversas possibilidades metodológicas em estudos qualitativos, este artigo apresenta de forma destacada a Etnografia. O objetivo geral dessa pesquisa consiste em analisar a utilização dos estudos etnográficos aplicados ao campo da Administração no Brasil nos últimos dez anos. A fim de atingir o objetivo proposto realizou-se um levantamento bibliográfico de todos os artigos pertencentes à Administração que foram publicados e indexados na base da SciELO no período compreendido entre 2007 e 2017. A partir da análise das informações levantadas foi possível obter um panorama da aplicação da Etnografia na Administração no período considerado.

Biografia do Autor

Laysse Fernanda Macêdo dos Santos

Doutoranda em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais.

Rafael Fernandes Ferreira

Mestre em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais.

Vanice Cardoso Ferreira

Mestre em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

12/05/2021

Edição

Seção

Administração de Empresas (Business Administration)