ANÁLISE DO ÍNDICE DE EFETIVIDADE DE GESTÃO MUNICIPAL (IEGM) DO DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DE RONDÔNIA NO PERÍODO DE 2015-2016

Autores

  • Otacílio Moreira de Carvalho Costa Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Kamyla Maria de Araújo Souza Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Erasmo Moreira de Carvalho Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Osmar Siena Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v10i0.5717

Palavras-chave:

Índice de Efetividade de Gestão Municipal. Gestão Municipal. Efetividade. Eficiência. Indicadores.

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo analisar a evolução do Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEGM) dos municípios componentes do estado de Rondônia, a partir dos fatores que contribuíram para melhorar ou reduzir o desempenho dos índices de Educação, Saúde e Meio Ambiente. A busca pela eficiência na gestão pública tem sido objeto de cobrança por parte da sociedade, que atua por meio de mecanismos de controle social no uso dos recursos públicos e da qualidade dos produtos gerados pelos serviços prestados pelos entes públicos nas diversas áreas de suas atribuições. A administração municipal brasileira tem levantado debates acerca de sua capacidade de responder aos anseios sociais. Diante disso, autoridades vem buscando soluções visando mensurar a efetividade na gestão pública municipal. Com a avaliação do IEGM é possível mensurar a qualidade dos gastos de um município e se os objetivos deste município estão sendo devidamente e efetivamente alcançados. A metodologia aplicada na realização deste estudo pode ser classificada como pesquisa exploratória e qualitativa. A pesquisa identificou que os três resultados positivos no total do IEGM Estado de Rondônia foram representados pelos municípios de Cacoal, Ji-paraná, e Porto Velho, todos com a nota B, o que equivale à classificação “Muito Efetiva” e os resultados negativos para o IEGM são dos municípios de Novo Horizonte do Oeste, Presidente Médici e Candeias do Jamari, que receberam nota C, o que equivale a “Baixo Nível de Adequação”. Em um contexto geral o estado de Rondônia encontra-se em situação crítica na classificação geral do IEGM, com nota C, o que equivale a “Baixo Nível de Adequação”.

Biografia do Autor

Otacílio Moreira de Carvalho Costa, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Professor do magistério superior da Universidade Federal de Rondônia, mestre em administração e bacharel em economia

Kamyla Maria de Araújo Souza, Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Erasmo Moreira de Carvalho, Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Federal de Rondônia, Mestrado em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP, Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é Professor do Magistério Superior da Universidade Federal de Rondônia

Osmar Siena, Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutor em Engenharia de Produção (2002) e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1993). Graduado em Física pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (1980). É professor de carreira da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Brasil, desde 1983.

Referências

Amorim, A. C. A utilização do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) como ferramenta de avaliação de políticas públicas. (2017). Conteúdo Jurídico, Ano IX, p. 412-423. Disponível em: < http://www.conteudojuridico.com.br/pdf/cj589550.pdf >. Acesso em 28/02/2018.

Bodart, C. N. (org.). (2015). Gestão pública: transparência, controle e participação social. Vila Velha: Fundação Novo Milênio.

Chiavenato, I. (1994). Recursos humanos na empresa: pessoas, organizações e sistemas. 3. ed. – São Paulo: Atlas.

Gil, A. C. (2010). Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas.

Gomes, E. G. M. (2009). Gestão por resultados e eficiência na administração pública: uma análise à luz da experiência de Minas Gerais. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Administração Pública. Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP). Fundação Getúlio Vargas. São Paulo: EAESP/FGV.

Guerra, E. L. A. (2014). Manual de pesquisa qualitativa. Belo Horizonte: UNA.

IRB. Instituto Rui Barbosa. (2015). Índice de Efetividade da Gestão Municipal. 1º Anuário 2015. Instituto Rui Barbosa. Disponível em: < http://iegm.irbcontas.org.br/base/ anuario_2015.pdf>. Acesso em: 05 mar. 2018.

IEGM, Instituto Rui Barbosa. Índice de Efetividade da Gestão Municipal. Disponivel em: < http://iegm.irbcontas.org.br/>. Acesso em 10 de maio de 2018.

Marconi, M. A.; Lakatos, E. M. (2007). Técnicas de pesquisa. 6. ed. – São Paulo: Atlas.

Milani, C. R. S. (2008). O princípio da participação social na gestão de políticas públicas locais: uma análise de experiências latino-americanas e europeias. Revista de Administração Pública, v. 42, n. 3, p. 551.579. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rap/v42n3/a06v42n3.pdf/>. Acesso em 26 de jan. de 2008.

Oliveira, M. F. (2011). Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisas em administração. Catalão: UFG.

Rezende, F. (2001). Finanças públicas. 2. ed. – São Paulo: Atlas, 2001.

Sousa, M. C. S.; Ramos, F. S. (1999). Eficiência técnica e retornos de escala na produção de serviços públicos municipais: o caso do nordeste e do sudeste brasileiros. Revista Brasileira de Economia, Rio de Janeiro, v. 53, n. 4, p. 433-461, out./dez. 1999. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71401999000400002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 10 mai. 2018.

TCE/SP, Revista do Tribunal de Contas de São Paulo. Índice de efetividade da gestão Municipal. Disponível em: < https://www4.tce.sp.gov.br/sites/tcesp/files/manual-iegm-tcesp_0_0.pdf>. Acesso em 18 jan. 2018.

Torres, M. D. F. (2004). Estado, democracia e administração pública no Brasil. Rio de Janeiro: Editora FGV.

Downloads

Publicado

12/05/2021

Edição

Seção

Administração de Empresas (Business Administration)