SISTEMAS DE MENSURAÇÃO DE DESEMPENHO: UM ESTUDO EMPÍRICO SOBRE A PERCEPÇÃO DE GESTORES PÚBLICOS
DOI:
https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v10i0.5630Palavras-chave:
Desempenho. Mensuração. Dimensões. Sistema. PercepçãoResumo
Sistemas de mensuração de desempenho vêm evoluindo com o tempo, ao passo que eles se tornam multidimensionais e com intenção de projetar o futuro. Além disso, em uma lógica de sistema aberto, o entendimento sobre as partes interessadas (stakeholders) se torna relevante. Nesse sentido, o aumento das exigências sobre a melhora de resultados nas entregas de bens e serviços remete a uma melhora na gestão por meio da mensuração de desempenho no setor público. Logo, este artigo objetiva analisar a percepção dos gestores públicos que atuam na implantação de planejamento estratégico e mensuração de desempenho sobre sistemas de mensuração de desempenho. Assim, a pesquisa pode ser classificada como descritiva, em uma abordagem quantitativa, tendo como procedimento técnico o survey. Dessa forma, por meio de questionário foram obtidos dados de caracterização de respondentes e de percepção (em escala Likert) dos profissionais que atuam na Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão da Prefeitura de Petrolina e na Secretaria de Planejamento e Gestão do Governo do Estado de Pernambuco. Esses dados foram analisados utilizando o modelo estatístico de Kruskal-Wallis pelo software estatístico STATISTICA. Como resultado, verificou-se que o Balanced Scorecard se destacou como o sistema mais conhecido. Já, embora no que tange às dimensões de sistemas de mensuração de desempenho, o foco nas partes interessadas seja tido como importante, o modelo de Prisma de Desempenho demonstrou ter sido o menos conhecido pelos respondentes, mesmo o modelo sendo aplicável a entes sem fins lucrativos e ter foco nos stakeholders.Referências
Ahmad, S. et al. (2016) A review of performance measurement for successful concurrent construction. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 226, 447 – 454.
Amaratunga, D. & Baldry, D. (2002) Moving from performance measurement to performance management. Facilities, Vol. 20 Issue: 5/6, pp.217-223.
Angerhofer, B. & Angelides, M. (2006) A model and a performance measurement system for collaborative supply chains. Decision Support Systems, 42, 283– 301.
Behn, R. (2003) Why Measure Performance? Different Purposes Require Different Measures. Public Administratian Review, September/October, Vol, 63, No, 5.
Bititci, U. S.; Carrie, A. S.; Mcdevitt, L. (1997) Integrated performance measurement systems: a development guide. International journal of operations & production management, v. 17, n. 5, p. 522-534.
Bortoluzzi, S. C. et al. (2010) Práticas de avaliação de desempenho organizacional em pequenas e médias empresas: investigação em uma empresa de porte médio do ramo moveleiro. Revista Produção Online, v. 10, n. 3, p. 551-576.
Bourne, M. et al. (2000). Designing, implementing and updating performance measurement systems. International Journal of Operations & Production Management, Vol. 20 Issue: 7, 754-771.
Brewer, P. & Speh, T. (2000) Using the balanced scorecard to measure suplly chain performance. Journal of Business Logistics. 21, 1; ABI/INFORM Global, 75.
Callado, A. & Oliveira, R. (2016) Análise da intensidade de adoção de indicadores de desempenho: uma abordagem contextual a partir de uma perspectiva institucional. Rev. Cont Org, 26, 20-32.
Chemin, B. (2015) Manual da UNIVATES para trabalhos acadêmicos: Planejamento, elaboração e apresentação. 3ª ed. Lajeado.
Costa, F. & Castanhar, J. (2003) Avaliação de programas públicos: desafios conceituais e metodológicos. RAP Rio de Janeiro, 37(5):969-92.
Cunha, J. & Corrêa, H. (2013) Avaliação de desempenho organizacional: um estudo aplicado em hospitais filantrópicos. RAE. São Paulo, V. 53, n. 5, 485-499.
Dooren, W. (2008) Performance indicators: a wolf in sheep’s clothing? Changing Educational Accountability in Europe, Internacional Conference. 24-25.
Dunn, O. (1964) Multiple comparisons using rank sums. Technometrics, v. 6, n. 3, 241-252.
Folan, P. & Browne, J. (2005) A review of performance measurement: Towards performance management. Computers in Industry, 56, 663–680.
Frederico, G. & Cavenaghi, V. (2009) The Measurement of Organizational Performance with a Focus on Stakeholders: A Performance Prism Approach. POMS 20th Annual Conference Orlando, Florida U.S.A.May 1 to 4, 2-1.
Garengo, P.; Biazzo, S.; Bititci, U. (2005) Performance measurement systems in SMEs: A review for a research agenda. International Journal of Management Reviews, v. 7, n. 1, 25-47.
Gerhardt, T. & Silveira, D. (2009) Métodos de Pesquisa. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1ª ed, Rio Grande do Sul.
Gil, C. ( 1989) Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. Atlas, 2ª ed, São Paulo.
Klann, R.; Beuren, I. (2014) Relação do empowerment psicológico com o sistema de mensuração de desempenho e desempenho gerencial. Revista Ambiente Contábil – UFRN – Natal-RN. v. 6. n. 2, 116 – 133.
Lardenoije, E. JH; Van Raaij, E. M.; Van Weele, A. J. (2005) Performance management models and purchasing: relevance still lost. In: Researches in Purchasing and Supply Management. Proceedings, 14th IPSERA Conference, Archamps. p. 687-697.
Leite, L. R.; Araujo, J. B.; Martins, R. A. (2011) Sustentabilidade como direcionador de evolução dos sistemas de medição de desempenho. Navus-Revista de Gestão e Tecnologia, v. 1, n. 1, p. 35-50.
Melnyk, S. A.; Stewart, D. M.; Swink, M. (2004) Metrics and performance measurement in operations management: dealing with the metrics maze. Journal of operations management, v. 22, n. 3, p. 209-218.
Mwita, J. (2000) Performance management model: A systems-based approach to public service quality. International Journal of Public Sector Management, Vol. 13, 19-37.
Nascimento, S. et al. (2010) Ferramentas gerenciais à luz do desempenho organizacional. PRETEXTO, Belo Horizonte v. 11, n. 3, 34 -57.
Neely, A.; Gregory, M.; Platts, K. (1995) Performance measurement system design: a literature review and research agenda. International journal of operations & production management, v. 15, n. 4, p. 80-116.
Neely, A.; Adams, C.; Crowe, P. (2001) The performance prism in practice. Measuring business excellence, v. 5, n. 2, p. 6-13.
Neely, A. (2005) The evolution of performance measurement research: developments in the last decade and a research agenda for the next.International Journal of Operations & Production Management, Vol. 25 No. 12, 1264-1277.
Kennerley, M. & Neely, A. (2002) A framework of the factors affecting the evolution o performance measurement systems. International Journal of Operations & Production Management, Vol. 22 No. 11, 1222-1245.
Misoczky, M. & Vieira, M. (2001) Desempenho e qualidade no campo das organizações públicas: uma reflexão sobre significados. RAP Rio de Janeiro 35(5):163-77.
Nudurupati, S. et al. (2011) State of the art literature review on performance measurement. Computers & Industrial Engineering, Volume 60, Issue 2, 279-290.
Pacheco, R. (2006) Brasil: avanços da contratualização de resultados no setor público. XI Congreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, Ciudad de Guatemala, 7 – 10.
Pacheco, R. (2009) Mensuração de desempenho no setor público: os termos do debate. Cadernos de Gestão Pública e Cidadania, V. 14, nº 55.
Prodanov, C. & Freitas, E. (2013) Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. Universidade Feevale, 2ª ed., Novo Hamburgo.
Rosa, M. et. al. (2014) O Balanced Scorecard como ferramenta de gestão estratégica e orçamentária da Fundação Cultura de Florianópolis. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, João Pessoa, v. 2, n. 1, 39-58.
Saunila, M. & Ukko, J. (2010) Facilitating innovation capability through performance measurement: A study of Finnish SMEs. Management Research Review, 36(10), 991-1010.
Sorooshian, S. et al. (2016) Review on Performance Measurement Systems. Mediterranean Journal of Social Sciences, MCSER Publishing, Rome-Italy, Vol 7 No 1.
Striteska, M. & Spickova, M. (2012) Review and Comparison of Performance Measurement Systems. Journal of Organizational Management Studies, Vol.
Taticchi, P.; Tonelli, F.; Cagnazzo, L. (2010) Performance measurement and management: a literature review and a research agenda. Measuring business excellence, v. 14, n. 1, p. 4-18.
Vieira, M. & Dalmoro, M. (2008) Dilemas na Construção de Escalas Tipo Likert: o Número de Itens e a Disposição Influenciam nos Resultados? XXXII Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro.
Vieira, E. & Vieira, M. (2003) Estrutura organizacional e gestão do desempenho nas universidades federais brasileiras. RAP Rio de Janeiro 37(4):899-920.
Zoghbi, A. et al. (2009) Mensurando o Desempenho e a Eficiência dos Gastos Estaduais em Educação Fundamental e Média. Est. econ., São Paulo, v. 39, n. 4, 785-809.
Publicado
Edição
Seção
Licença
PORTUGUÊS Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: 1.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. 2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. 3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado O Efeito do Acesso Livre. ENGLISH Authors who publish with this journal agree to the following terms: 1.Autores retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution allowing work sharing with acknowledgment of its initial publication in this journal. 2. Authors are able to take on additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal. 3. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as increasing impact and citation of published work The Effect of Open Access .
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.