MODELO CANVAS E EPICENTRO DE INOVAÇÃO: O caso da Marluvas Calçados Profissionais
DOI:
https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v11i0.5534Palavras-chave:
Modelo de negócio, Canvas Epicentro de inovação, Marluvas, Microfibra.Resumo
A proposta do presente caso de ensino foi investigar o novo modelo de negócio adotado pela Marluvas Calçados Profissionais, uma das maiores empresas de Equipamento de Proteção Individual (EPI) da América Latina. Ainda, identificou o epicentro de inovação que norteou o processo de adoção da microfibra M Micro em substituição ao couro. Como base teórica, utilizou-se a metodologia do Business Model Generation de Alexander Osterwalder e Yves Pigneur (2011). Os dados foram coletados por meio de entrevista pessoal com os gestores. Em suma, o modelo de negócio da Marluvas estrutura-se na oferta de um calçado que obedeça as normas técnicas e apresente adicionais de conforto e design, sendo esta atividade a principal fonte de receitas. O relacionamento é do tipo “business-to-business” e conta com forte presença de distribuidores. Quanto aos custos, destacam-se mão de obra e matéria-prima. O setor financeiro da Marluvas foi o epicentro de inovação para a implementação da microfibra M Micro. Concluiu-se que a adoção da M Micro conciliou oportunidade de novos designs, maior segurança e adequação aos padrões internacionais de EPI, ampliando a capacidade de planejamento de longo prazo, dada a sua a menor oscilação de preços em relação ao couro.Referências
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