MODELO CANVAS E EPICENTRO DE INOVAÇÃO: O caso da Marluvas Calçados Profissionais

Autores

  • David William Araújo Jorge Universidade Federal de Lavras
  • Rita de Cássia Leal Campos Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Humberto Rodrigues Marques Universidade Federal de Lavras
  • Clodoaldo Fabrício José Lacerda Universidade Presidente Antônio Carlos

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v11i0.5534

Palavras-chave:

Modelo de negócio, Canvas Epicentro de inovação, Marluvas, Microfibra.

Resumo

A proposta do presente caso de ensino foi investigar o novo modelo de negócio adotado pela Marluvas Calçados Profissionais, uma das maiores empresas de Equipamento de Proteção Individual (EPI) da América Latina. Ainda, identificou o epicentro de inovação que norteou o processo de adoção da microfibra M Micro em substituição ao couro. Como base teórica, utilizou-se a metodologia do Business Model Generation de Alexander Osterwalder e Yves Pigneur (2011). Os dados foram coletados por meio de entrevista pessoal com os gestores. Em suma, o modelo de negócio da Marluvas estrutura-se na oferta de um calçado que obedeça as normas técnicas e apresente adicionais de conforto e design, sendo esta atividade a principal fonte de receitas. O relacionamento é do tipo “business-to-business” e conta com forte presença de distribuidores. Quanto aos custos, destacam-se mão de obra e matéria-prima. O setor financeiro da Marluvas foi o epicentro de inovação para a implementação da microfibra M Micro. Concluiu-se que a adoção da M Micro conciliou oportunidade de novos designs, maior segurança e adequação aos padrões internacionais de EPI, ampliando a capacidade de planejamento de longo prazo, dada a sua a menor oscilação de preços em relação ao couro.

Biografia do Autor

David William Araújo Jorge, Universidade Federal de Lavras

Mestre em Administração - UFLA

Rita de Cássia Leal Campos, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Mestre em Administração - CEFET/MG

Humberto Rodrigues Marques, Universidade Federal de Lavras

Doutorando em Administração - UFLA

Referências

Brasil. Ministério do Trabalho. Norma Regulamentadora Ministério do Trabalho e Emprego. NR-6. Equipamento de Proteção Individual. 2009. In: Segurança e medicina do trabalho. 54. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

Marluvas. Marluvas Calçados Profissionais. Disponível em <http://www.marluvas.com.br/>. Acesso em: 13 de jun. 2018.

Osterwalder, A. & Pigneur, Y. Business Model Generation – inovação em modelos de negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011.

SEBRAE. Quadro de modelo de negócios: para criar, recriar e inovar em modelos de negócios. 2015. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/quadro-de-modelo-de-negocios-para-criar-recriar-e inovar,a6df0cc7f4217410VgnVCM2000003c74010aRCRD>. Acesso em: 20 de jun. 2018.

BIBLIOGRAFIAS RECOMENDADAS

Bizzotto, C. E. Plano de negócios para empreendimentos inovadores. São Paulo: Atlas, 2008.

Chesbrough, H. Modelos de negócios abertos: como prosperar no novo cenário da inovação. Porto Alegre: Bookman, 2012.

Nakagawa, M. Plano de negócio: teoria geral. Rio de Janeiro: Sextante, 2010.

Osterwalder, A. & Pigneur, Y. Business Model Generation – inovação em modelos de negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011.

Pereira, M. F. Planejamento estratégico: teorias, modelos e processo. São Paulo: Atlas, 2010.

Tidd, J., Bessant, J. & Pavitt, K. Gestão da inovação. Porto Alegre: Bookman, 2008.

Downloads

Publicado

18/05/2021

Edição

Seção

Caso para ensino/Case Studies