Despesa com Pessoal e Lei de Responsabilidade Fiscal: Uma Análise nos Municípios do Sudeste Paraense

Autores

  • Mário César Sousa de Oliveira UNIFESSPA-Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Hugo Azevedo Rangel de Morais Unifesspa
  • Ádina Raabe Vilela de Souza Unifesspa

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v10i0.5341

Palavras-chave:

Municípios. Despesa com Pessoal. Lei de Responsabilidade Fiscal.

Resumo

A presente pesquisa tem por escopo identificar a despesa com pessoal no último triênio dos municípios do sudeste paraense em relação ao que dispõe a Lei de Responsabilidade Fiscal. O desenvolvimento dos pressupostos teóricos foram baseados em livros, dissertações e artigos que versam sobre o tema, sendo este estudo classificado como descritivo e exploratório. Convém ressaltar que os dados foram coletados nos sites dos Portais de Transparência e do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará, sendo composta por 13 dos 39 municípios do sudeste paraense e tabulados no Excel. A pesquisa concluiu que, nos anos analisados, grande parte dos gestores gastaram acima do permitido em lei, levando se em consideração principalmente os exercícios de 2016 e 2017, nos quais os gastos com pessoal corresponderam a 76,92% e 53,85% respectivamente da RCL. Foi constatado também que as variáveis despesa com pessoal e receita corrente líquida possuem correlação perfeita positiva de acordo com a correlação de Pearson. Como limitações tem-se a amostra utilizada, tendo em vista que 26 municípios foram excluídos do estudo por não possuírem os relatórios necessários a efetivação da pesquisa. Sugere-se que futuras pesquisas aprofundem os estudos sobre outros dispêndios da administração pública, utilizando-se de uma amostra maior de municípios da região.

Biografia do Autor

Ádina Raabe Vilela de Souza, Unifesspa

Graduada em Ciências Contábeis, Unifesspa (2018)

Referências

ALMEIDA, Claudia Milene Vieira de. et al. Gasto Público: uma análise das despesas com pessoal nos municípios paraibanos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 24., 2017, Florianópolis: [s. n.], 2017.

ÁZARA, Leiziane Neves de. Eficiência dos Municípios com Relação aos Gastos Públicos na Microrregião de Varginha/Mg. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) – Universidade Federal de Alfenas, campus Varginha, Minas Gerais.

BERLT, Cristiano; FILHO, Bender Reisoli; TRISTÃO, Pâmela Amado. Gastos Públicos: Análise da Aplicacão da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Constituição Federal no Corede Alto Jacuí, Santa Maria, v. 10, n. 1, p. 85-100, jan./mar. 2017.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 16 mai. 2018.

BRASIL. Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000. Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/LCP/Lcp101.htm. Acesso em: 15 abr. 2018.

BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Recursos Humanos, 2009. Cartilha sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal. Disponível em: http://www.planejamento.gov.br/assuntos/planeja/orcamento-federal/lei-de-responsabilidade-fiscal/cartilha. Acesso em: 15 abr. 2018.

FAÉ, Cleison; ZORZAL, Luzia. A Lei de Responsabilidade Fiscal e a Despesa com Pessoal no Governo Federal. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 16., 2009, Fortaleza. Anais... Fortaleza: [s.n.], 2009.

GOULART, Oliveira Sheila. Lei De Responsabilidade Fiscal: Um Enfoque Sobre o Controle de Despesas com Pessoal nos Poderes Executivo e Legislativo em Municípios da Região Central do RS, Santa Maria, RS, v. 6, n. 1, p. 81-91, jan./jun. 2012.

LUQUE; C. A.; SILVA, V. M. A Lei de Responsabilidade na gestão fiscal: combatendo falhas de governo à brasileira. Revista de Economia Política, vol. 24, n. 3 (95), jul./set. 2004.

MEDEIROS, Katia Rejane de. et al. Lei de Responsabilidade Fiscal e as Despesas com Pessoal da Saúde: Uma Análise da Condição dos Municípios Brasileiros no Período de 2004 a 2009, Rio de Janeiro, RJ, v. 22, n. 6, p. 1759-1769, 2017.

MENDES, Sérgio. Administração Financeira e Orçamentária. 6. ed. revista e atualizada. São Paulo: Editora Forense, 2016.

QUINTELA, Mirelle Cristina de Abreu. Gasto Público Social dos Estados Brasileiros: Um Estudo Sob a Ótica da Eficiência Técnica. 2011. Tese (Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada) – Universidade Federal de Viçosa.

SANTOS, Vanessa dos. Análise das Despesas de Pessoal nos Municípios de Santa Catarina à Luz da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF. 2012. Dissertação (Mestrado em Contabilidade) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

SILVA, Lino Martins da. Contabilidade Governamental: Um Enfoque Administrativo na Nova Contabilidade Pública. 9. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2011.

SILVA, Moacir Marques da. Comentários à Lei de Responsabilidade Fiscal: abordagem contábil e orçamentária para os municípios. Belo Horizonte: Fórum, 2009.

SOARES, Cristiano Sausen. Lei de Responsabilidade Fiscal e Finanças Públicas: Impactos sobre a Despesa com Pessoal e Endividamento nos Estados Brasileiros. 2013. Dissertação (Mestrado em Administração, Área de Concentração em Estratégia e Competitividade) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.

Downloads

Publicado

12/05/2021

Edição

Seção

Administração Financeira (Financial Administration)