MERCADO & MARKETING (M&M): da necessidade à oportunidade

Autores

  • Jailson Santana Carneiro Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada
  • Halana Adelino Brandão Universidade Federal do Cariri (UFCA).
  • Antonio Messias Valdevino Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
  • Marcus Vinícus de Oliveira Brasil Universidade Federal do Cariri (UFCA).

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v10i0.5220

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Pesquisa de Mercado, Tomada de decisão.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar um caso de ensino em Administração, no qual se descreve a problemática em torno de abertura e gerenciamento de uma empresa da área de serviços. O caso envolve diversos aspectos do empreendedorismo (importância da ferramenta de plano de negócios, características de empreendedores, barreiras à entrada etc.) e, apesar de surgir a partir de uma experiência singular dos empreendedores, é um caso que pode inspirar jovens universitários. As dificuldades descritas ao longo do texto, como o baixo nível de profissionalização do mercado da região do Cariri (Sul do Ceará) e a pouca experiência dos empreendedores com o setor que pretendiam atuar, foram superadas no processo de adaptação e reestruturação da Mercado & Marketing (M&M). Assim, este caso traz a possibilidade de análise dos processos inerentes ao empreendedorismo, bem como os de tomada de decisão, buscando alternativas que poderiam evitar os problemas enfrentados pela empresa.

Biografia do Autor

Jailson Santana Carneiro, Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada

Mestre em Administração (Universidade Federal da Paraíba). Professor Assistente da Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada. Área de interesse: Marketing, Ensino de Marketing em Administração, Comportamento do Consumidor, Ciência de dados aplicada a Negócios.

Halana Adelino Brandão, Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Mestra em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora do curso de Administração da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Área de interesse: Marketing, Casos para ensino.

Antonio Messias Valdevino, Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Área de interesse: Marketing, Ensino de Marketing em Administração, Comportamento do Consumidor, Cultura e Consumo e Ciência de dados aplicada a Negócios.

Marcus Vinícus de Oliveira Brasil, Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Doutor em Administração pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Professor do curso de Administração da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Área de interesse: Empreendedorismo, Responsabilidade social, Inovação.

Referências

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Publicado

12/05/2021

Edição

Seção

Caso para ensino/Case Studies