A percepção dos servidores de uma instituição pública de ensino a distancia sobre a importância das boas práticas em gestão de projetos

Autores

  • marcelo pereira da conceição MPGE/UFRRJ
  • Americo da Costa Ramos Filho CENPES MPGE/UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v8i2.4659

Palavras-chave:

Instituição Pública, Gestão de projetos, boas práticas, servidores

Resumo

No Brasil, as instituições públicas de ensino a distancia exercem um grande papel de democratização do ensino, seja no segmento da educação de jovens e adultos como no ensino profissionalizante e de educação superior. O artigo tem por objetivo mostrar como os servidores de uma instituição pública de ensino a distancia percebem como as boas práticas da gestão de projetos podem influenciar no desenvolvimento das atividades da instituição. Para tanto foi realizado uma pesquisa de cunho qualitativo por meio de aplicação de questionário em um estudo único de caso. Como principais resultados este estudo observou-se que embora não haja um conhecimento concreto sobre as boas praticas em gestão de projetos, estas se tornam quase que intuitiva e presente nas atividades dos entrevistados. Outro resultado importante esta no fato que a área de conhecimento mais citado como essencial, tanto para fundação como para o desempenho das atividades dos entrevistados, é a dos Recursos Humanos seguida pela área de comunicação e risco. Desta forma, esperamos que o trabalho desenvolvido contribuísse para uma reflexão sobre a importância da adoção de boas práticas de gestão de projetos aplicadas a área pública.

Biografia do Autor

marcelo pereira da conceição, MPGE/UFRRJ

Aluno do mestrado Profissional em gestão estratégica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Americo da Costa Ramos Filho, CENPES MPGE/UFRRJ

Doutor em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Especialista em Administração pela COPPEAD/UFRJ e Administrador e Engenheiro Elétrico de Sistemas de Potência pela Universidade Federal Fluminense. Professor Adjunto II do Departamento de Administração da Universidade Federal Fluminense. Administrador Sênior do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello – CENPES, Petrobras, na área de Estratégia Tecnológica

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Publicado

28/12/2018

Edição

Seção

Administração de Empresas (Business Administration)