GESTÃO DE PESSOAS E FIDELIZAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DUAS REDES SUPERMERCADISTAS DA CIDADE DE BOA VISTA-RR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v8i1.4403

Palavras-chave:

Gestão de Pessoas, Práticas de Gestão de Pessoas, Motivação e Fidelização de Funcionários, Setor Supermercadista

Resumo

Este estudo teve por finalidade identificar as estratégias voltadas para a fidelização de funcionários no contexto de duas redes de supermercados, cadastrados no SINE (Sistema Nacional de Emprego e Renda), de Boa Vista – RR. Após elucidar a relevância das relações de trabalho, buscou-se conceituar a gestão de pessoas, assim como as políticas e práticas de treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, valorização de pessoas, qualidade de vida no trabalho, higiene, segurança e medicina do trabalho e a relação entre motivação e fidelização. Para atingir aos objetivos propostos, realizou-se um estudo descritivo-explicativo, de caráter qualitativo, envolvendo levantamento bibliográfico, estudo de caso e questionário. O estudo concluiu, ao examinar o contexto das empresas, que apesar de desenvolverem estratégias organizacionais voltadas para a gestão de pessoas, suas práticas e ações ainda são informais e limitadas, o que pode refletir na motivação e fidelização dos funcionários.

Biografia do Autor

Ícaro Matheus Cunha Araújo, UFRR

Graduado em Administração, pela UFRR

Denise Figueiró Mendes, UFRR

Mestre em Administração. Profª do Dep. de Administração da Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR.

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Publicado

29/06/2018

Edição

Seção

Administração de Pessoal e Recursos Humanos (Personnel Management and Human Resources)